Repositório Institucional da UNISO
 

Efeitos da realidade virtual no equilíbrio em crianças com paralisia cerebral: revisão sistemática

dc.contributor.advisorBonvino, Marco Aurélio Serafim
dc.contributor.authorCosta, Ana Júlia Alias
dc.contributor.authorSoares, Giovanna Garabetti
dc.date.accessioned2024-06-18T16:04:43Z
dc.date.available2024-06-18T16:04:43Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractIntrodução: A Paralisia Cerebral (PC) constitui uma condição que afeta o controle de músculos e movimentos em crianças com consequências funcionais. A origem da PC reside em lesões cerebrais adquiridas ainda no útero, lesões ocorridas durante parto ou, em todo caso, nos primeiros anos de vida. A realidade virtual RV é uma técnica emergente de tratamento clínico para a supressão de deficiências no equilíbrio e nos membros. Consiste em criar artificialmente um ambiente e permitir a interação entre o usuário e o sistema computacional por meio da RV. Objetivo: Analisar os efeitos da Realidade Virtual no equilíbrio de crianças com Paralisia Cerebral. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão sistemática, cuja busca foi realizada nas bases de dados PubMed e PEDro, em março de 2024. A pesquisa resultou em 31 artigos nos idiomas inglês e português, gratuitos, ensaios clínicos publicados nos últimos 5 anos e os descritores utilizados foram: Paralisia Cerebral, Realidade Virtual e Equílibrio. Resultados: Após a exclusão por data, duplicata, título e leitura de resumo, 3 estudos foram incluídos nesta revisão. Dos três artigos selecionados, dois apresentaram efeitos benéficos apenas com a intervenção da realidade virtual, sendo o terceiro com resultados semelhantes em suas intervenções. Conclusão: Os estudos mostraram que o uso da realidade virtual no equilíbrio em crianças com paralisia cerebral é benéfica, porém quando utilizada como complemento a fisioterapia neurofuncional.pt
dc.description.abstractIntroduction: Cerebral Palsy (CP) constitutes a condition that affects muscle control and movement in children with severe functional consequences. The origin of CP lies in brain injuries acquired either in utero, during childbirth, or, in any case, in the early years of life. Virtual Reality (VR) is an emerging clinical treatment technique for addressing balance and limb deficiencies. It involves artificially creating an environment and allowing interaction between the user and the computer system through VR. Objective: Analyze the effects of Virtual Reality on the balance of children with Cerebral Palsy Methods: The study is a systematic review, with searches conducted in the PubMed and PEDro databases in March 2024. The search yielded 31 articles in English and Portuguese, free full-text clinical trials published in the last 5 years, with the descriptors used being: Cerebral Palsy, Virtual Reality, and Balance. Results: After exclusion by date, duplication, title, and abstract reading, 3 studies were included in this review. Of the three selected articles, two showed beneficial effects solely with Virtual Reality intervention, with the third yielding similar results in its interventions. Conclusion: The studies demonstrated that the use of Virtual Reality in balance among children with Cerebral Palsy is beneficial, particularly when used as a complement to neurofunctional physiotherapy.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1505
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/201
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectFisioterapia - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.subject.cnpqÁREAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR::Ciências do cuidado::Fisioterapia
dc.titleEfeitos da realidade virtual no equilíbrio em crianças com paralisia cerebral: revisão sistemática
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseFisioterapia
relation.isAdvisorOfPublication238cfb5b-c597-4c5c-bd29-4e1e0825db52
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery238cfb5b-c597-4c5c-bd29-4e1e0825db52

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Efeitos da realidade virtual no equilíbrio em crianças com paralisia cerebral.pdf
Tamanho:
328.74 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: