Repositório Institucional da UNISO
 

Da viagem ao turismo: a viagem técnica como prática formativa

dc.contributor.advisorCammarano González, Jorge Luís
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Gomes da
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:51Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:51Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractA presente dissertação inscreve-se na linha de pesquisa "Conhecimento e Cotidiano Escolar" do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba e tem como objetivo investigar e refletir sobre a viagem como elemento nuclear da atividade do profissional de turismo, permitindo desta forma questionar como o curso de Turismo não apenas forma profissionais, mas também prepara cidadãos para a experiência educativa da viagem? Neste contexto, investiga a Viagem Técnica praticada no curso de Turismo da Uniso, buscando entender se essa experiência pode suprir a necessidade que o aluno tem de educar-se para a viagem, vindo a ser um momento que auxilie a transcender objetivos simplesmente profissionalizantes do curso e ser um instrumento de educação para a viagem. Nesta perspectiva, busca realizar um processo exploratório a partir de um aporte teórico multidisciplinar, tendo como eixo o diálogo entre profissionais ou teóricos do turismo com outras áreas do conhecimento já mais consolidadas. Por fim analisa depoimentos coletados em entrevistas com quatorze alunos do curso de turismo da Uniso com experiência mais recente em relação à viagem técnica. O referencial teórico assenta-se basicamente em Michel Serres, Jost Krippendorf, Haroldo Camargo, Marustschka Moesch e Luiz Octávio de lima Camargo.por
dc.description.abstractThe dissertation is inscribed in the research line entitled "Scholar knowledge and Quotidian" of the University of Sorocaba Master Program and has as an obiective to investigate and reflect about traveling as a nuclear element of the tourism professional activity, allowing one to question how the Faculty of Tourism not only graduates professionals, but also prepares citizens for the educational experience of traveling? In this context, it investigates the Technical Trip carried on by Uniso's Tourism Faculty, trying to understand if this experience can make up for the necessity the student has of educate oneself for traveling, coming to be a moment that assist the faculty to transcend goals simply professionalizing and be an instrument of education for the trip. In this perspective, it seeks to effectuate an exploratory process from a multidisciplinary theoric support, having as an axle the dialog among tourism professionals and theoricals with other knowledge areas already consolidated. Finally it analyses declarations collected in interviews of fourteen students from Uniso's Faculty of Tourism with a more recent experience in relation to technical trip. The theorical reference is mainlv based on Michel Serres, Jost Krippendorf, Haroldo Camargo, Marustschka Moesch and Luiz Octávio de lima Camargo.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/317
dc.subjectTurismo
dc.subjectCurso de Turismo - Currículos
dc.subjectTurismo - Estudo e ensino (Superior)
dc.subjectCurso de Turismo - Universidade de Sorocaba - Sorocaba (SP)
dc.titleDa viagem ao turismo: a viagem técnica como prática formativa
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
jaqueline-gomes.pdf
Tamanho:
10.8 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format