Repositório Institucional da UNISO
 

A educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Tipo de documento

Tese

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta tese vincula-se a linha de pesquisa “Educação Superior” e tem por finalidade analisar as diretrizes do Centro Paula Souza (CEETEPS), a formação acadêmica e a qualidade de vida dos professores de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista e a percepção dos alunos sobre suas práticas pedagógicas. As perguntas que orientaram essa pesquisa são: a) quais práticas pedagógicas os professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista incorporam no exercício da docência? b) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente às expectativas dos alunos? c) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso? e d) como os alunos avaliam a competência dos professores como profissionais da Educação? E os problemas apontados acima, originaram as seguintes hipóteses: a) as práticas pedagógicas incorporadas se constituem em aulas expositivas, centradas no professor e pouco participativas. b) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as expectativas dos alunos. c) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso e d) os alunos avaliam os professores capacitados nas suas áreas técnicas, porém, não qualificados para ensinar. A busca de possíveis respostas aos problemas propostos demandou: a) entendimento do processo de industrialização, das transformações no mundo do trabalho e os reflexos na Educação Superior profissionalizante, b) conhecer o Centro Paula Souza e suas Diretrizes Curriculares, c) analisar a formação dos professores, d) entrevistá-los para compreender a qualidade de vida e seu cotidiano, e) compreender a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas através de pesquisa qualitativa. As conclusões deste trabalho apontam um descompasso entre a Missão, Visão, Valores e as Diretrizes Pedagógicas dos cursos com as práticas exercitadas em sala de aula, pois, tanto nas declarações da Identidade e Imagem Institucionais, como nas diretrizes pedagógicas dos cursos, não se reconheceu nas falas dos alunos e dos professores uma Educação que promova plenamente a criatividade, as competências humanas, o estímulo a discussão e a compreensão dos problemas da sociedade, a formação do ser humano pleno e do cidadão responsável. Os resultados desta pesquisa revelaram uma heterogeneidade nas práticas pedagógicas dos professores e nas expectativas dos alunos. Porém, pode-se perceber que os alunos avaliaram os professores com base nos itens “fale bem” e “reclame” pelos mesmos critérios: conhecimento do professor sobre a matéria a ser lecionada, relacionamento professor-aluno, capacidade de ensinar e motivação do professor. Dos itens mencionados, pode-se concluir que a maior deficiência dos professores está relacionada a capacidade de ensinar, pois os alunos reconhecem que os professores são qualificados em suas áreas, porém, não qualificados para “dar” aula como apontado na hipótese. Esse resultado é consequência da pouca formação dos professores pesquisados nas áreas da Educação, pois a maioria deles têm formação nas áreas técnicas. Também se constatou uma qualidade de vida que prejudica o trabalho docente, pois os professores entrevistados acumulam dois ou três empregos e não tem tempo para aperfeiçoarem o seu trabalho. Ao final desta pesquisa, são elencadas as características do “bom professor” e do “mau professor” e sugere-se uma avaliação de competências a ser utilizada pelo CEETEPS para futuros investimentos na formação dos professores.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item