Repositório Institucional da UNISO
 

A educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas

dc.contributor.advisorMarques, Waldemar
dc.contributor.authorLechugo, Carla Pineda
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:50Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:50Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEsta tese vincula-se a linha de pesquisa “Educação Superior” e tem por finalidade analisar as diretrizes do Centro Paula Souza (CEETEPS), a formação acadêmica e a qualidade de vida dos professores de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista e a percepção dos alunos sobre suas práticas pedagógicas. As perguntas que orientaram essa pesquisa são: a) quais práticas pedagógicas os professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista incorporam no exercício da docência? b) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente às expectativas dos alunos? c) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso? e d) como os alunos avaliam a competência dos professores como profissionais da Educação? E os problemas apontados acima, originaram as seguintes hipóteses: a) as práticas pedagógicas incorporadas se constituem em aulas expositivas, centradas no professor e pouco participativas. b) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as expectativas dos alunos. c) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso e d) os alunos avaliam os professores capacitados nas suas áreas técnicas, porém, não qualificados para ensinar. A busca de possíveis respostas aos problemas propostos demandou: a) entendimento do processo de industrialização, das transformações no mundo do trabalho e os reflexos na Educação Superior profissionalizante, b) conhecer o Centro Paula Souza e suas Diretrizes Curriculares, c) analisar a formação dos professores, d) entrevistá-los para compreender a qualidade de vida e seu cotidiano, e) compreender a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas através de pesquisa qualitativa. As conclusões deste trabalho apontam um descompasso entre a Missão, Visão, Valores e as Diretrizes Pedagógicas dos cursos com as práticas exercitadas em sala de aula, pois, tanto nas declarações da Identidade e Imagem Institucionais, como nas diretrizes pedagógicas dos cursos, não se reconheceu nas falas dos alunos e dos professores uma Educação que promova plenamente a criatividade, as competências humanas, o estímulo a discussão e a compreensão dos problemas da sociedade, a formação do ser humano pleno e do cidadão responsável. Os resultados desta pesquisa revelaram uma heterogeneidade nas práticas pedagógicas dos professores e nas expectativas dos alunos. Porém, pode-se perceber que os alunos avaliaram os professores com base nos itens “fale bem” e “reclame” pelos mesmos critérios: conhecimento do professor sobre a matéria a ser lecionada, relacionamento professor-aluno, capacidade de ensinar e motivação do professor. Dos itens mencionados, pode-se concluir que a maior deficiência dos professores está relacionada a capacidade de ensinar, pois os alunos reconhecem que os professores são qualificados em suas áreas, porém, não qualificados para “dar” aula como apontado na hipótese. Esse resultado é consequência da pouca formação dos professores pesquisados nas áreas da Educação, pois a maioria deles têm formação nas áreas técnicas. Também se constatou uma qualidade de vida que prejudica o trabalho docente, pois os professores entrevistados acumulam dois ou três empregos e não tem tempo para aperfeiçoarem o seu trabalho. Ao final desta pesquisa, são elencadas as características do “bom professor” e do “mau professor” e sugere-se uma avaliação de competências a ser utilizada pelo CEETEPS para futuros investimentos na formação dos professores.por
dc.description.abstractThis thesis ties to the line of research “Higher Education” and has the purpose to analyze the guidelines of Centro Paula Souza (CEETEPS), the academic formation and the life quality of a professor from a Technological College and the student’s perception about the pedagogical practices. The questions that lead this research are: a) which pedagogical practices does the professors of the Technological College incorporate in the exercise of teaching? b) Which pedagogical practices incorporated by the professors fill satisfactory the student’s perspective? c) Which pedagogical practices incorporated by the professors fill satisfactory the course’s curricular guidelines? And d) how does the students evaluate the professors’ competency as professionals of education? The problems pointed above originated the following hypothesis: a) the pedagogical practices incorporated compose expositive classes, centered on the professor and slight participative, b) the pedagogical practices incorporated by the Technological College professors’ does not fill satisfactory the students’ expectation. c) The pedagogical practices incorporated by the Technological College professors’ does not fill satisfactory the course’s curricular guidelines and d) the students evaluate the professors qualified on its technical areas, but not qualified to teach. The search for possible answers to the presented problems demanded: a) understanding of the industrialization process, the transformations on the world of work and its reflex on the Vocational Higher Education, b) to get to know Paula Souza Center and its curricular guidelines, c) to analyze the professors’ qualification, d) interview them to comprehend their life quality and daily routine, e) comprehend the students’ perception about the pedagogical practices through qualitative research. The conclusions of this work point to a mismatch between the Mission, Vision, Values and the Pedagogical Guidelines of the courses with the practices exercised in class, since, both in the declaration of Identity and Institutional Image and the pedagogical guidelines of the courses, is not recognized in the students and professors’ speech an Education that promotes fully the creativity, the human skills, the incentive to discussion and the comprehension of the societies’ problems and the formation of a strict human and responsible citizen. The results of this research showed a heterogeneity on the professors’ pedagogical practices and not consistent on the students’ perspective. However, one can tell that the students evaluated the professors based on the items “speak well” and “complain” by the same requirements: the professors’ knowledge on the topic to be taught, the relationship between professor and student, capacity to teach and the professors’ motivation. From the items mentioned, it can be concluded that the biggest disability of the professors is related to the capacity to teach, since the students recognize that the professors are qualified on its areas, but are not qualified to “give classes” as pointed on the hypothesis. This result is a consequence of a lack on the formation of professors on the areas of Education, since most of them are graduated on the technical areas. It has also determined a quality of life that damages the lecture work, because the interviewed professors have two or three jobs and they do not have time to improve their work. At the end of this research are listed the characteristics of a “good professor” and of a “bad professor” and it is suggested a skills evaluation to be used by the CEETEPS for future inputs on the professors formation.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/737
dc.subjectProfessores universitários - Formação
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectProfessores de ensino técnico
dc.subjectEnsino técnico
dc.subjectEnsino superior
dc.titleA educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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