Repositório Institucional da UNISO
 

Empresariado industrial: reflexos do lobby na educação profissional no Brasil

dc.contributor.advisorCarmo, Jefferson Carriello do
dc.contributor.authorMiranda, Fernando Silveira Melo Plentz
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:58Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:58Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA tese verifica a influência dos empresários industriais na regulamentação da educação profissional brasileira a partir do lobby que a entidade de representação sindical destes empresários, qual seja, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) exerce no Estado. Assim, o estudo almeja, a partir da história da CNI, verificar como esta entidade sindical exerce influência no Estado através do lobby, mecanismo através do qual os empresários industriais buscam alcançar as suas metas. Neste sentido, inicialmente o estudo identifica o processo de industrialização brasileira a partir dos anos 1930 e a organização dos empresários industriais brasileiros através da criação da CNI. Em seguida, este estudo rastreia a reestruturação do Estado brasileiro nos anos 1990 sob o signo das novas formas de trabalho e educação que passam a ser exigidas pelo mercado de trabalho, descrevendo as políticas públicas orientadoras de formação para o trabalho, seu processo político de formação em fins do século XX durante o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). Após, apoiado no contexto das mudanças propostas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva no início do século XXI, examina a nova regulamentação da educação profissional brasileira sob a égide do pensamento progressista. Destarte tal pensamento, considerando que as relações entre Estado e sociedade são permeadas de interesses entre os atores sociais, verifica-se que sob o governo Lula a influência dos empresários industriais permanece ativa, pautada em um modelo de desenvolvimento econômico liberalizante, permanecendo a educação profissional brasileira sob o jugo das necessidades do mercado de trabalho. Sob essa perspectiva, analisa-se a criação e a instalação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) a partir de um ideal da “nova” legislação para a educação profissional promulgada, que vincula os cursos de educação profissional segundo os arranjos produtivos locais, compreendendo os reflexos desta política pública da educação profissional na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).por
dc.description.abstractThe thesis verify the influence of industrial entrepreneurs in the regulation of Brazilian professional education, from the lobby that the union representation of these entrepreneurs, that is, the National Confederation of Industry (CNI) in the State. Thus, the study aims, from the history of the CNI, to verify how this union entity exerts influence in the State through the lobby, mechanism through which industrial entrepreneurs seek to reach their goals. In this sense, initially the study identifies the process of Brazilian industrialization from the 1930s and the organization of Brazilian industrial entrepreneurs through the creation of CNI. This study then traces the restructuring of the Brazilian State in the 1990s under the sign of the new forms of work and education that are required by the labor market, describing the public policies that guide the formation of work, its political process of formation at the end of the twentieth century during the Fernando Henrique Cardoso government (FHC). After, supported by the changes proposed by the Luiz Inácio Lula da Silva government at the beginning of the 21st century, it examines the new regulation of Brazilian professional education under the aegis of progressive thinking. As such, considering that the relations between State and society are permeated by interests among social actors, it is verified that under the Lula government the influence of industrial entrepreneurs remains active, based on a model of liberalizing economic development, with professional education remaining under the yoke of labor market needs. From this perspective, the creation and installation of the Federal Institute of São Paulo (IFSP) is analyzed from an ideal of the "new" legislation for professional education promulgated, which links professional education courses according to local productive arrangements, comprising the reflexes of this public policy of professional education in the Metropolitan Region of Sorocaba (RMS).eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/892
dc.subjectEnsino profissional - Brasil
dc.subjectEducação e Estado - Brasil
dc.subjectIndústria e educação - História - Brasil
dc.subjectEnsino profissional - Sorocaba, Região Metropolitana de (SP)
dc.titleEmpresariado industrial: reflexos do lobby na educação profissional no Brasil
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
104231.pdf
Tamanho:
1.19 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format