O papel dos ônibus elétricos a bateria no transporte coletivo municipal e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável regional
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Daniel Bertoli | |
dc.contributor.author | Albardeiro, Sergio Tadeu | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:40Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:40Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Entre os diversos problemas ambientais, vivenciados atualmente nos municípios, o transporte coletivo tem sido alvo de discussões devido ao combustível predominante, o diesel, que além de escasso e finito, contribui para a poluição atmosférica e agravamentos na saúde da população. Nesse contexto, foi objetivo deste trabalho estudar os aspectos técnicos e econômicos da substituição de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos a bateria no transporte coletivo municipal, no contexto do desenvolvimento sustentável. Para isso, a pesquisa envolveu o levantamento de informações bibliográficas, técnicas e documentais, visita a empresas fabricantes de ônibus elétricos a bateria, e à Secretaria de Transportes – EMDEC. A análise comparativa envolveu informações de projetos já implantados em Istambul, na Califórnia, em São Paulo e em Campinas. Os resultados apontaram que além das vantagens ambientais de não emitirem gases poluentes, os ônibus elétricos a bateria apresentam um tempo de vida duas vezes maior que os movidos a diesel. Por outro lado, apresentam custos de aquisição maiores, compensados por custos operacionais e de manutenção menores, cujo ponto de equilíbrio ocorre entre 8 e 10 anos, a partir do qual os ônibus elétricos tornam-se mais vantajosos. De modo a contribuir com a disseminação dessa tecnologia para outros municípios, o estudo ressalta a importância da inclusão de metas para a redução das emissões atmosféricas na legislação ambiental municipal, e da necessidade de considerar as especificações técnicas desses veículos nos editais de licitação, com atenção na ampliação do prazo de substituições desse tipo de veículo, além da opção pelo “leasing” das baterias, do “retrofit” dos veículos, e do investimento em geração distribuída com foco nas células fotovoltaicas, possibilitando uma rede de parcerias entre poder público, empresa/concessionária de ônibus, fabricantes de veículos/baterias e concessionárias de energia. | por |
dc.description.abstract | Among the various environmental problems currently experienced in the municipalities, public transport has been the subject of discussion due to the predominant energy matrix, diesel, which, besides being scarce and finite, contributes to atmospheric pollution and worsening the population's health. In this context, the objective of this work was to study the technical and economic aspects of replacing diesel-powered buses with battery-powered electric buses in municipal public transport, in the context of sustainable development. For this, the research involved the gathering of bibliographical, technical and documentary information, visits to companies that manufacture electric battery buses, and the Department of Transportation - EMDEC. The comparative analysis involved information from projects already implemented in Istanbul, California, São Paulo and Campinas. The results showed that in addition to the environmental advantages of not emitting pollutant gases, battery-powered electric buses have a life time twice as long as those powered by diesel. On the other hand, they have higher acquisition costs, offset by lower operating and maintenance costs, whose break-even occurs between 8 and 10 years, from which the electric ones become more advantageous. In order to contribute to the dissemination of this technology to other municipalities, the study stresses the importance of including targets for the reduction of atmospheric emissions in municipal environmental legislation, and the need to consider the technical specifications of these vehicles in bidding documents, carefully. extending the term of replacement of this type of vehicle, in addition to the option of battery leasing, retrofitting of vehicles, and investment in distributed generation focusing on photovoltaic cells, enabling a network of partnerships between government, bus company / concessionaire , vehicle / battery manufacturers and power utilities. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1008 | |
dc.subject | Transportes - Aspectos ambientais | |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | |
dc.subject | Veículos elétricos | |
dc.subject | Ônibus - Inovações tecnológicas | |
dc.subject | Ar - Poluição | |
dc.title | O papel dos ônibus elétricos a bateria no transporte coletivo municipal e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável regional | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAdvisorOfPublication | b2169024-88cb-4946-b614-7356e54dc602 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | b2169024-88cb-4946-b614-7356e54dc602 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- sergio-tadeu-albardeiro.pdf
- Tamanho:
- 4.15 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format