Programas de desenvolvimento profissional docente e competência pedagógica na educação superior: revisão sistemática de escopo
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira | |
dc.contributor.author | Silva, Patrícia Machado Sampaio da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:12Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:12Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | A qualidade da educação formal é influenciada pelo trabalho do docente, e este necessita de formação específica para desenvolver a competência pedagógica. Com base nessa premissa, o programa de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) pode ser eficaz para melhorar prática pedagógica dos professores. Essa pesquisa se justifica por produzir um conhecimento que pode contribuir com a teoria educacional para a formação de professores. Por meio do método da Revisão Sistemática de Escopo, foi realizada a busca dos termos ‘programa de desenvolvimento profissional docente’ e ‘competência’, bem como ‘desenvolvimento profissional docente’ e ‘competência’, em cinco bases de dados: Web of Science, Scopus, Scielo Brasil, Banco Nacional de Teses e Dissertações, e ERIC. O objetivo geral foi compreender a relação entre programas DPD e a competência pedagógica dos docentes da Educação Superior. Para alcançar esse objetivo foi necessário identificar, nos trabalhos selecionados, as características dos participantes nos programas de DPD; descrever os tipos de intervenção, relacionando-as ao aprimoramento da competência pedagógica; e indicar as dimensões da competência, de Masetto (2012), que são afetadas por cada intervenção. Os critérios de elegibilidade foram definidos pela inclusão de artigos que apresentavam fonte primária de evidências de programas DPD de docentes em exercício na Educação Superior, sendo excluídos apenas os de língua estrangeira diferente da inglesa ou espanhola. As etapas de busca e seleção foram realizadas sem a presença do segundo revisor e, consequentemente, não foi possível publicar o protocolo dessa revisão sistemática de escopo. Elencou-se 190 estudos em potencial, dos quais foram excluídos 182, por duplicidades e pela ausência de fontes primárias de evidências (classificados como inelegíveis). Oito artigos foram revisados de modo sistematizado, apresentando três categorias resultantes da análise de conteúdo, e cinco temas emergentes da análise temática, que conferem os sentidos implícitos na relação de aprimoramento da competência pedagógica dos professores que participam dos referidos programas. As contribuições desta pesquisa são: a identificação dos métodos de revisão que provavelmente são mais adequados à área educacional; a baixa produção científica sobre intervenções como método de pesquisa sobre DPD, na Educação Superior; a dinâmica do aprimoramento da competência pedagógica contida nos programas; e, em função, das dificuldades encontradas no processo de classificação dos artigos, o descuido no registro dos procedimentos metodológicos de pesquisas (título, resumo e palavraschave) na área da Educação essenciais para retratar o conteúdo textual das produções científicas. | pt |
dc.description.abstract | The quality of formal education is influenced by the work of the teacher, and this requires specific training to develop pedagogical competence. Based on this premise, the Professional Teacher Development (PTD) program can be effective in improving teachers' pedagogical practice. This research is justified because it produces knowledge that can contribute to educational theory for teacher education. Using the Systematic Scope Review method, a search for the terms 'teaching professional development program' and 'competence', as well as 'teacher professional development' and 'competence' was carried out in five databases: Web of Science, Scopus, Scielo Brazil, National Bank of Theses and Dissertations, and ERIC. The general objective was to understand the relationship between PTD programs and the pedagogical competence of Higher Education teachers. To achieve this objective, it was necessary to identify, in the selected works, the characteristics of participants in PTD programs; description of the types of intervention, relating them to the improvement of pedagogical competence; and indicate the dimensions of competence, by Masetto (2012), which are affected by each intervention. Eligibility criteria were defined by the inclusion of articles that presented a primary source of evidence of DPD programs for teachers working in Higher Education, being excluded only from a foreign language other than English or Spanish. The search and selection steps were carried out without the presence of the second reviewer and, consequently, it was not possible to publish the protocol of this systematic review of scope. 190 potential studies were listed, of which 182 were excluded, due to duplicity and the absence of primary sources of evidence (classified as ineligible). Eight articles were systematically reviewed, presenting three categories resulting from content analysis, and five themes emerging from thematic analysis, which provide the meanings implicit in the relationship of improving the pedagogical competence of teachers who participate in these programs. The contributions of this research are: the identification of review methods that are likely to be best suited to the educational field; the low scientific production on interventions as a research method on DPD in Higher Education; the dynamics of improving pedagogical competence contained in the programs; and, due to the difficulties found in the process of classifying the articles, the carelessness in recording the methodological procedures of research (title, abstract and keywords) in the area of Education are essential to portray the textual content of scientific productions. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1093 | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.subject | Professores universitários - Formação | |
dc.subject | Ensino - Metodologia | |
dc.subject | Educação permanente | |
dc.title | Programas de desenvolvimento profissional docente e competência pedagógica na educação superior: revisão sistemática de escopo | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1