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Programa Universidade Para Todos: PROUNI : 2005 a 2010 : um estudo de caso de uma universidade privada da cidade de Sorocaba

dc.contributor.advisorMarques, Waldemar
dc.contributor.authorNiggl, Wilhelm
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:55Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:55Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Universidade Para Todos - PROUNI, criado pelo Governo Federal em 2004 e sancionado em 2005 pela Lei n.11.096. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, dados estatísticos sobre a ampliação do número de bolsas concedidas pelo Programa e dados de desempenho acadêmico de alunos bolsistas e de alunos não bolsistas de uma Universidade Privada da Região Administrativa da cidade de Sorocaba/SP. Pesquisas acadêmicas realizadas sobre este tema evidenciam uma postura crítica ao Programa, destacando o fortalecimento do setor privado de educação superior em detrimento da qualidade de ensino. Por outro lado, foi constatada, uma ampliação do número de bolsas concedidas e uma maior inclusão à educação superior de uma parcela da população de baixo poder econômico. Os resultados deste trabalho de pesquisa também demonstram uma igualdade no que diz respeito ao aproveitamento acadêmico dos alunos bolsistas em comparação com alunos não bolsistas.por
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the University Program for All-PROUNI, created by the Federal Government in 2004 and ratified in 2005 by the Law n.11.096. This study was conducted through a literature review, statistical data on the increase of the number of scholarships granted by the Program and Data of the academic performance of scholarship students and students that doesn´t belong to the Program in a Private University Administrative Region of Sorocaba / SP. Academic researches about this topic show us a critical attitude related to the program, emphasizing the strengthening of the private sector of higher education over the quality teaching. On the other hand, it was found, an expansion of the number of scholarships and greater inclusion of the higher education part of the population of low economic power. The results of this research also demonstrate an equality with regard to the academic achievement of scholarship students compared to nonscholarship students.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/748
dc.subjectBolsas de estudo - Política governamental
dc.subjectEnsino superior e Estado
dc.subjectEnsino superior - Brasil
dc.subjectUniversidades e faculdades particulares
dc.titlePrograma Universidade Para Todos: PROUNI : 2005 a 2010 : um estudo de caso de uma universidade privada da cidade de Sorocaba
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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