Repositório Institucional da UNISO
 

Práticas de leitura e de estudo de estudante de curso de direito de uma faculdade periférica

dc.contributor.advisorBritto, Luiz Percival Leme
dc.contributor.authorOliveira, Alcina Rocha Peres de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:13Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:13Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractPressupondo que pesquisa é uma atividade básica das Ciências Sociais na sua indagação e descoberta da realidade, que as práticas sociais de leitura e comportamentos de estudo do estudante são historicamente construídos e, principalmente, porque nos dias atuais entende-se ciência como obra coletiva, com a constante troca de informações entre os pesquisadores, é que se engendrou e se justifica a presente pesquisa referente à coleta de dados sobre práticas sociais de leitura e de estudo dos estudantes de uma faculdade, aqui denominada periférica, em oposição às universidades sediadas nos centros culturais. Assim, com o objetivo de trazer dados para a análise da comunidade acadêmica voltada aos estudos da leitura é que se concebeu a primeira fase da pesquisa que se constituiu na aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas, no segundo semestre de 2000, para 120 alunos ingressantes no Curso de Direito das Faculdades Integradas de Itapetininga. A fim de complementar os dados obtidos com a aplicação do primeiro questionário, foi aplicado um segundo questionário, em 16 de junho de 2004. Pressupondo-se que as características que formam o perfil do estudante de uma faculdade periférica possam estar presentes no perfil do estudante de outras faculdades do interior do Estado de São Paulo, os resultados obtidos e a análise realizada a partir deles, à luz do referencial teórico desenvolvido, demonstram que, de uma forma geral, o estudante de faculdade periférica, em razão de seu capital social e cultural, encontrará mais dificuldades na vida profissional em comparação com o estudante de universidades consideradas de primeira linha.pt
dc.description.abstractAssuming that research is a basic activity of Social Sciences in Its enquiring and search for reality, that the pupils social practises of reading and studying are historically built and, mainiy, because in our days science is understood as a collective act, Iving on the constant exchange of information between researchers, is that engenders and justifies the present search related to the collecting of data on social practises of reading and of studying of the pupils in a college, here called peripheral , in opposition to great universities located im big urban centers. Therefore, with the objective of bringing data to the analisis of the academic community invollved in the studies of reading is how was concieved the first phase of the research which constituted in the application of a questionnaire with open and closed questions, im the second semmester of 2000, for 120 pupils enroled im the Law Course of Falculdades Integradas de Itapetininga. In order for completion of the data obtained with the application of the first questionnaire, there was the application of a second questionnaire, on the 16! of June 2004. Pressuming that the characteristics that create the profile of a student enroled in a peripheral college can be found in the profile of a student of other universities in the interior of São Paulo, the obtained results and the analisis performed based on them, under the theoretical referential developed, showed that, in general, students from peripheral colleges, according to their social and cultural capital, are prone to find more difficulties in their professional life compared to those of great universities.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/367
dc.subjectEstudantes universitários - Aspectos sociais
dc.subjectEnsino superior - Aspectos sociais
dc.subjectInteresses na leitura - Aspectos sociais
dc.titlePráticas de leitura e de estudo de estudante de curso de direito de uma faculdade periférica
dc.typeDissertação
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