Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão : a experiência municipal de educação inclusiva em Amparo/SP
dc.contributor.advisor | Sandano, Wilson | |
dc.contributor.author | Piletti, Ana Cristina da Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:30Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:30Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O trabalho "Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão" apresenta a experiência municipal de educação inclusiva em Amparo/SP com o objetivo de entender se as permanências e transformações culturais acontecem em determinado tempo e espaço. Como um "manto" que é tecido com fios e retalhos, a dissertação foi construída com subsídios teóricos metodológicos do campo da Nova História e da História Cultural e com reflexões sobre os conceitos de cultura e educação inclusiva. O processo de apropriação, representação e prática dos sujeitos no interior das escolas municipais de educação de Amparo foi analisado por meio de dados coletados em 1044 questionários aplicados no ano de 2008 aos profissionais da rede. A Inclusão, como uma nova forma de pensar o ensino rompendo com os "formalismos da racionalidade" e os padrões classificatórios da escola moderna pressupõe que a diversidade faça parte do cotidiano escolar – e que o sentimento e a empatia construam novas relações entre alunos e professores. Assim, cada país, cada estado, cada município, cada escola, cada sujeito deve ser analisado em seu contexto e particularidades. Na pesquisa, verificou-se que houve mudança na cultura educacional da rede de Amparo. Talvez não a mudança radical em que todos os sujeitos passaram a "vestir a camisa da inclusão", mas nenhuma mudança cultural é imediata e total. Desta maneira, a educação na abordagem inclusiva possibilita transformações culturais relevantes já que considera as relações e conflitos existentes em cada escola considerando suas especificidades políticas, sociais, administrativas e pedagógicas assim como a forma como os sujeitos da rede se apropriam, representam e transformam o seu cotidiano escolar. | pt |
dc.description.abstract | The work "Among the wires and mantle: building inclusion" has the municipal experience of inclusive education Amparo / SP in order to understand whether the permanence and cultural transformations occur in a given time and space. As a "cloak" that is woven from threads and patches, this dissertation was built with grants from the field of theoretical methodological New History and Cultural History and reflections on the concepts of culture and inclusive education. The process of appropriation, representation and practice of the subjects within the schools of education Amparo was analyzed using data collected in 1044 questionnaires in 2008 to network professionals. Inclusion, as a new way of thinking about breaking the teaching "formalisms of rationality" and the classification standards of the modern school assumes that diversity is part of everyday school life - and that feeling and empathy to build new relationships between students and teachers. Thus, every country, every state, every city, every school, every subject should be analyzed in their context and particularities. In research, it was found that there was a change in culture educational Support network. Maybe not the radical change in which all subjects began to "wear the inclusion", but no cultural change is immediate and total. Thus, education in the inclusive approach enables changes as it deems relevant cultural relations and conflicts in each school considering their specific political, social, administrative and educational as well as how individuals take ownership of the network represent and transform your everyday school life. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/551 | |
dc.subject | Educação especial - Amparo (SP) | |
dc.subject | Educação - Amparo (SP) | |
dc.subject | Inclusão em educação - Amparo (SP) | |
dc.title | Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão : a experiência municipal de educação inclusiva em Amparo/SP | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1