Repositório Institucional da UNISO
 

Podcast durma com essa: um estudo da produção jornalística do jornal Nexo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a produção de podcasts da imprensa brasileira. Sabe-se que a distribuição de conteúdo jornalístico por meio deste novo formato midiático tem crescido nos últimos anos e, por isso, a presente pesquisa busca compreender em que grau os podcasts noticiosos guardam relação com as mudanças socioculturais da atualidade. O objetivo é averiguar se há potencial dialógico na produção da coluna Durma com Essa, do Jornal Nexo, com a ajuda da pergunta norteadora: o podcast da coluna Durma com Essa tem elementos que indiquem a presença de potencial de dialogia social? Para isso, a fundamentação teórica estará em Cremilda Medina e Mara Rovida, no embasamento do conceito de Diálogo Social; além de Nelson Traquina, Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari quanto à prática jornalística; John Downing, Dennis de Oliveira e Cicilia Peruzzo, no Jornalismo descentralizado; e Roseli Fígaro sobre Jornalismo Alternativo e novos arranjos econômicos para jornalismo contemporâneo. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo a partir de Laurence Bardin, com o corpus composto a partir da produção de podcasts durante os seis primeiros meses da Pandemia do Novo Coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020. Ao longo do percurso, observa-se que o fazer jornalismo do objeto estudado cumpre com a promessa de promover a contextualização dos fatos no intuito de aumentar o entendimento do público, contudo, não traz elementos que apontam para a presença de dialogia social, quanto à pluralidade de perspectivas, escolha das fontes e presença de protagonistas sociais na narrativa apresentada.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item