O resgate da criatividade como processo de ensino
dc.contributor.advisor | Drigo, Maria Ogécia | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Ancilla De Biaggi | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:39Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:39Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca enfatizar que ao se resgatar a criatividade dos alunos um novo processo de ensino se delineia. O objetivo deste estudo é destacar o papel de novos referenciais teóricos para o delineamento deste novo processo de ensino que toma como importante a utilização do computador. Para atingirmos tal objetivo a investigação se fez em várias etapas: estudos sobre as tendências do processo de ensino, explicitação do nosso atual contexto - sociedade da informática ou espaço do saber - a luz das idéias de Schaff e P. Lévy, respectivamente; coleta e análise de dados sobre a influência do computador nos a hábitos de estudo de alunos de uma escola particular de Sorocaba e sobre a prática dos docentes envolvidos e, por fim, elaboração de um rol de concepções na esteira de Morin para nortear as ações dos educadores do futuro. Trata-se, portanto, de uma investigação que se vale de documentação direta (pesquisa de campo - realizada para buscar informações ou conhecimentos sobre a utilização do computador no processo de ensino 5, e que envolveu uma pesquisa bibliográfica como uma das suas etapas), cuja relevância está no fato de que ela a traz à tona reflexões envolvendo a criatividade - o atrator da educação do futuro. e a ressalta a importância da busca de referenciais teóricos, para 0 educador, no (re) pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula. | por |
dc.description.abstract | This research searches to emphasize that to if rescuing the creativity of the pupils a new process of education if delineates. The objective of this study is to detach the paper of new theoretical references for the delineation of this new process of education that takes as the use of the computer important. To reach such obiective the inquiry if made in some stages: studies on the trends of the education process, explicitness of our current context - society of computer science or space of knowing - to the light of the ideas of Schaff and P. Lévy, respectively; it collects and analysis of data on the influence of the computer in the habits of study of pupils of a particular school of Sorocaba and on the practical one of involved professors e, finally, elaboration of a roll of conceptions in the mat of Morin to guide the actions of the educators of the future. It is treated, therefore, of an inquiry that if valley of direct documentation (research of field - carried through to search information or knowledge on the use of the computer in the education process -, and that it involved a bibliographical research as one of its stages), whose relevance is in the fact to bring to surface reflections involving the creativity - the attractor of the education of the future - and stand out the importance of search of references theoreticians, for the educator, in reflect in and on practical its in the classrooms. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/292 | |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | |
dc.subject | Educação - Processamento de dados | |
dc.subject | Criatividade (Educação) | |
dc.subject | Tecnologia educacional | |
dc.title | O resgate da criatividade como processo de ensino | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1