Repositório Institucional da UNISO
 

A criação de sistema comunicativo diferenciado para minorias em instituição bancária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A forma com que os maiores bancos de varejo no Brasil se relacionam com alguns segmentos e nichos de mercado, como o constituído pelos homossexuais, chama a atenção em função de haver a possibilidade de se estar alterando a relação de distanciamento até então estabelecida. Situações como a constante preocupação dos bancos com a preservação de suas marcas e da manutenção do status quo, para assegurar o bom relacionamento com seus clientes e acionistas, dificulta sua aproximação com segmentos que se configuram em importantes fontes de novos negócios e lucros. Ao mesmo tempo em que se vê o contínuo crescimento do mercado formado pelos homossexuais, apontados por diversas fontes de pesquisas não oficiais e, inclusive pela mídia, percebem-se alguns movimentos isolados por parte de sólidas e tradicionais instituições bancárias, que buscam aproximar-se do mercado gay para melhor entendê-lo e explorá-lo. Procurou-se responder a todas as questões levantadas pela presente pesquisa por meio da utilização do método de pesquisa empírica, com estudo exploratório de casos múltiplos, utilizando-se a abordagem de segmentação de mercado por meio do modelo psicográfico. Então, a partir dos dados levantados, pergunta-se: seria possível o apontamento de um erro de posicionamento estratégico por parte dos bancos de varejo brasileiro? Entre as propostas desta pesquisa, inclui-se a confirmação da existência, ou não, de um cisma no atual paradigma desse relacionamento. Entender se ele está em processo de ruptura, auxiliado por ações isoladas que ocorrem em países como os Estados Unidos da América e alguns outros da Europa, poderá levar à propositura de uma nova forma de abordagem desses bancos, objetivando-se uma melhoria significativa na atual forma de relacionamento com o nicho de mercado composto pelos homossexuais. De forma geral, acredita-se que o banco que for mais bem-sucedido nessa missão, conseguirá se fixar como o pioneiro no Brasil e cooptará uma grande parcela desse importante nicho mercadológico


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item