Repositório Institucional da UNISO
 

Linguaguem corporal: formas negociadas contra agressões do meio

dc.contributor.advisorMedrado, Hélio Iveson Passos
dc.contributor.authorMoreira, Bernardete Stecca
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:32Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:32Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractEstudo sobre o corpo que interfere nas instituições escolares. A pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares analisando a linguagem corporal como estratégia de negociação com a violência em escolas das redes municipal e estadual de educação de Sorocaba. Os pressupostos foram construídos durante minha prática docente em Educação Física e buscam aliar o equilíbrio do trabalho corpóreo com a melhoria da qualidade de vida. Yoga, a prática desportiva, o esporte, a caminhada e os exercícios físicos mostraram-se alternativas concretas que permitem decifrar, interpretar e construir ações negociadas com as agressões escolares. A abordagem interdisciplinar permitiu romper com o saber-fazer, inaugurando o saber-ser como pesquisadora. O uso da quadra esportiva continua sendo examinado. Reúne concentração importante de pessoas e deve ser ocupada com atividades da linguagem corporal. O recorte teórico metodológico invade o cerco epistemológico sobre disciplina, indisciplina, interdisciplina e poderes centrados na produção de saberes a partir de Foucault, Bourdieu, Fazenda, Guimarães e outros. Medina, Weil, Feuerstein foram importantes no entendimento, respectivamente, na visão una do homem, a comunicação por intermédio da linguagem do corpo e as questões sobre Yoga. Resultados preliminares apontam para a contextualidade do “corpo” interferindo no aparecimento das violências nas instituições escolares sorocabana. No conjunto das ações de produção de conhecimento e da intervenção concreta, a yoga está em destaque. Representa uma atividade física que provoca a adaptação do organismo às necessidades da vida, um movimento de dentro para fora da pessoa que a pratica. Constrói equilíbrios entre Razão e Emoção dos agressores contra o corpus da escola.por
dc.description.abstractStudy about the body which interferes at the scholar institutions. The survey is based in interdisciplinary investigations analyzing the body language as a strategy of negotiation with the violence at schools of the municipal and state nets of education of Sorocaba. The presupposed facts were built during my practical teaching experience in Physical Education and which try to ally the balance of the corporeal work with a better quality of life. The yoga, the sportive practice, the walking, the sport itself, and the physical activities had shown solid alternatives which allow us to decode, to interpret and to build actions dealt with aggressiveness at schools. The interdisciplinary issue permitted me to obstruct with the knowing-doing, and opening the knowing-being as the researcher. The uses of the court continue to be examined. It gathers important concentration of people and must be occupied with body language activities. The theoric and methodological part invades the epistemological environment regarding discipline, indiscipline, inter-discipline, and centered powers in knowledge production based on Foulcault, Bourdieu, Fazenda, Guimarães and others. Medina, Weil, Feuerstein were important in understanding, respectively, in a single vision of the mankind, the communication intermediated by the body language and the issues regarding yoga. Preliminary results lead to the conceptuality of the “body”, interfering into the rising violence at scholar institutions of Sorocaba. In conjunction with productive actions of knowledge and of the solid intervention, yoga is highlighted. It represents a physical activity which stimulates the organism adaptation to the necessities of life, a movement from inside to outside for those who practice this activity. It also builds a balance between Reason and Emotion of the aggressors against the school corpus.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/281
dc.subjectLinguagem corporal
dc.subjectEducação física - Filosofia
dc.subjectEducação física escolar
dc.subjectIoga
dc.subjectInstituições escolares
dc.titleLinguaguem corporal: formas negociadas contra agressões do meio
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
72400.pdf
Tamanho:
1.42 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format