Metodologias ativas no ensino de química para estudantes PCD
dc.contributor.advisor | Lima Junior, Haroldo Aleixo de | |
dc.contributor.author | Caminha, Paula Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T12:29:11Z | |
dc.date.available | 2025-06-25T12:29:11Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa investigar a eficácia das metodologias ativas aplicadas ao ensino de Química no contexto da educação especial, com foco em estudantes com deficiência (PCD). Em um cenário educacional que busca cada vez mais a inclusão, é essencial que o ensino de Química utilize abordagens que favoreçam o aprendizado significativo e a participação ativa dos alunos. Nesse sentido, as metodologias ativas, que promovem a interação e a colaboração, apresentam-se como uma alternativa promissora. O estudo fundamenta-se na análise de práticas pedagógicas inclusivas, tendo como base os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que orienta a elaboração de ambientes educacionais acessíveis e adaptáveis. As metodologias ativas de ensino, tais como a aprendizagem baseada em projetos, o ensino híbrido e a sala de aula invertida, serão discutidas em relação à sua aplicabilidade no ensino de Química para PCD. A pesquisa bibliográfica permite uma compreensão aprofundada das diferentes abordagens e suas implicações para o ensino, destacando a importância da formação contínua dos educadores e da adaptação dos conteúdos para atender às necessidades específicas dos alunos. A acessibilidade no ensino de Química é um aspecto central do trabalho, que busca identificar barreiras que podem limitar o aprendizado de estudantes PCD. Ao abordar essa questão, o estudo se propõe a contribuir para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e que respeite a diversidade. Assim, este trabalho de conclusão de curso pretende oferecer subsídios para que professores de Química possam implementar práticas pedagógicas que não apenas respeitem as diferenças, mas que também potencializem o aprendizado de todos os estudantes. Por meio da investigação das metodologias ativas de ensino e sua relação com a educação especial, este trabalho pretende evidenciar a importância de um ensino de Química que seja acessível e adaptado às realidades dos estudantes PCD. A análise dos resultados da pesquisa busca ainda propor diretrizes que possam orientar futuros estudos e práticas na área da educação em Química e outras ciências da natureza. | pt |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the effectiveness of active teaching methodologies applied to teaching of Chemistry in the context of special education, focusing on students with disabilities (PwD). In an educational landscape that increasingly seeks inclusion, it is essential that the teaching of Chemistry employs approaches that favor meaningful learning and active student participation. In this sense, active methodologies, which promote interaction and collaboration, present themselves as a promising alternative. The study is based on the analysis of inclusive pedagogical practices, grounded in the principles of Universal Design for Learning (UDL), which guide the development of accessible and adaptable educational environments. Active teaching methodologies, such as project-based learning, hybrid teaching, and the flipped classroom, will be discussed regarding their applicability in the teaching of Chemistry to PwD. The bibliographic research allows for a deep understanding of the different approaches and their implications for teaching, highlighting the importance of ongoing teacher training and content adaptation to meet the specific needs of students. Accessibility in Chemistry education is a central aspect of the work, aiming to identify barriers that may limit the learning of students with disabilities. By addressing this issue, the study seeks to contribute to the construction of a more inclusive educational environment that respects diversity. Thus, this final paper aims to provide subsidies for Chemistry teachers to implement pedagogical practices that not only respect differences but also enhance the learning of all students. Through the investigation of active teaching methodologies and their relationship with special education, this work highlights the importance of accessible and adapted Chemistry teaching that meets the realities of students with disabilities. The analysis of the research results also seeks to propose guidelines that can guide future studies and practices in the field of education in Chemistry and other natural sciences. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1967 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/432 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Química - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra::Química | |
dc.title | Metodologias ativas no ensino de química para estudantes PCD | |
dc.type | Monografia / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Química | |
relation.isAdvisorOfPublication | 9c200c38-a12f-405f-8795-6cea7e5969c2 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 9c200c38-a12f-405f-8795-6cea7e5969c2 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Metodologias ativas no ensino de química para estudantes PCD.pdf
- Tamanho:
- 592.2 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.18 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed to upon submission
- Descrição: