Repositório Institucional da UNISO
 

Pedagogia inaciana: humanismo ou mercado

dc.contributor.advisorGoergen, Pedro
dc.contributor.authorTorres, Andréa Sanhudo
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:58Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:58Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta pesquisa busca apresentar uma análise das formações discursivas sobre humanismo e globalização na gestão acadêmica da Pontificia Universidad Javeriana (PUJ), na Colômbia, da Universidad Católica de Córdoba (UCC), na Argentina, e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Brasil, mantidas pela Companhia de Jesus. Secular, a missão educadora e evangelizadora dos jesuítas na América Latina tem por princípio os valores do humanismo cristão de orientação tomista. No contexto atual, as instituições pesquisadas vêm elaborando e reformulando seus documentos de gestão acadêmica a fim de contemplar os princípios da Pedagogia Inaciana e atender às demandas mercadológicas de globalização da educação superior. Dessa forma, o estudo apresenta-se a partir de dois contextos referenciais. O primeiro aborda a trajetória dos jesuítas, desde a criação da Companhia de Jesus, a implantação da Ratio Studiorum e a participação no desenvolvimento da educação na América espanhola e portuguesa. O segundo apresenta o viés econômico da globalização que levou a educação superior a repensar suas funções enquanto universidade e o papel na formação do sujeito da educação. Para as análises das formações discursivas, foram utilizadas as categorias paráfrase e polissemia em análise do discurso, com base em Michel Pêcheux e Eni Orlandi, buscando identificar se os esforços inacianos para a preservação das origens da Companhia de Jesus, quanto à formação humana integral, têm sido contemplados nas universidades pesquisadas. Propõe-se, ainda, verificar se as formações discursivas de orientação mercadológica vêm se sobressaindo nestas gestões. Como corpus de análise, selecionou os documentos das universidades, como Missão, Visão, Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), no caso da universidade brasileira; para as universidades argentina e colombiana, o corpus foi composto por Missão, Visão, Proyeto Educativo, Planeación Universitária e Plan de Desarrollo Institucional (PDI). Para base referencial de contexto ao humanismo cristão inaciano, foram utilizados os documentos Características da Educação da Companhia de Jesus (1986), Pedagogia Inaciana - uma proposta prática (1994) e Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina (PEC), publicado em 2005. Estes documentos almejam oferecer um aporte significativo para a educação quanto aos processos formativos, ao papel do professor e às instituições jesuítas. Para a compreensão de modelos globalistas, buscou-se como referencial Carlos Eduardo Martins (2011), que apresenta cinco interpretações para globalização, a partir da interpretação de estudiosos com base no materialismo histórico; e as propostas apresentadas pelo Banco Mundial para a área da educação superior, destacadas por Boaventura Sousa Santos (2007). Resgatando a caminhada da Companhia de Jesus durante séculos pela missão de educar e evangelizar, percebe-se que a Ordem vem se esforçando para manter seus princípios humanísticos e entende que são necessárias adaptações às diversidades, especialmente às novas demandas que do mercado globalizante que exige educação superior em termos de qualificação e excelência.por
dc.description.abstractThis research intends to present an analysis of the discursive formations of humanism and globalization when it comes to the academic management of the Pontifical Xavierian University, in Colombia, the Catholic University of Cordoba, in Argentina, and the Unisinos University, in Brazil, managed by the Society of Jesus. Being secular, the Jesuit mission towards education and evangelization in Latin America has as its principle the values of Christian humanism with a Thomistic orientation. In the current context, the researched institutions have been elaborating and reformulating their academic management documents in order to contemplate the Ignatian Pedagogy, as well as meeting market demands of the globalization of higher education. Therefore, this study is presented based on two contexts of theoretical references. The first one deals with the trajectory of the Jesuits, since the creation of the Society of Jesus, the implementation of the Ratio Studiorum, and the participation in the development of education in the Spanish and Portuguese America. The second one presents the economic approach on globalization which ultimately led higher education to rethink its functions as a university, and the role of education when it comes to the constitution of an individual. For the analyzes of discursive formations, paraphrase and polysemy categories from discourse analysis were used, based on Michel Pêcheux and Eni Orlandi, in order to identify if the Ignatian efforts for the preservation of the origins of the Society of Jesus, regarding integral human education, have been contemplated at the researched universities. It was also proposed to verify if the market-oriented discursive formations have been standing out in these administrations. As a corpus of analysis, documents of the universities were selected, such as the Mission, the Vision, the Institutional Pedagogical Project, and the Institutional Development Plan, in the case of the Brazilian university; for the Argentine and Colombian universities, the corpus was composed of the Mission, the Vision, the Educational Project, University Plan and the Institutional Development Plan. As references on Ignatian Christian humanism, the following documents were used: Characteristics of the Education of the Society of Jesus (1986), Ignatian Pedagogy - a practical proposal (1994), and the Common Educational Project of the Society of Jesus in Latin America (PEC), published in 2005. These documents aim to significantly contribute to understand education regarding formative processes, the role of professors, and Jesuit institutions. As for understanding globalist models, references were Carlos Eduardo Martins (2011), who presents five interpretations of globalization, based on the interpretation of scholars on historical materialism; and proposals presented by the World Bank for higher education, as highlighted by Boaventura Sousa Santos (2007). Rescuing the journey of the Society of Jesus for centuries for the mission of educating and evangelizing, it is perceived that the Order has been struggling to maintain its humanistic principles and understands that adaptations are needed to diversities, especially to the new demands of the globalizing market that requires education superior in terms of qualification and excellence.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/893
dc.subjectEnsino superior - Finalidades e objetivos - América Latina
dc.subjectEducação cristã
dc.subjectHumanismo
dc.titlePedagogia inaciana: humanismo ou mercado
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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