Beleza do corpo feminino: jogos de poder em aulas de educação física
dc.contributor.advisor | Gomes, Luiz Fernando | |
dc.contributor.author | Pereira, Fabiana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:21Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:21Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A beleza está no centro de inumeráveis diálogos e discursos no alvorecer da modernidade. Nesse contexto, esta pesquisa de mestrado estuda e explora as significações de beleza que são atribuídas ao corpo feminino e quais são suas adjacências com o poder no cotidiano escolar, nas aulas de Educação Física. Em meu trabalho como professora de Educação Física, observei que as alunas consideradas mais bonitas utilizavam sua beleza para escalar times, serem escaladas em todos os jogos, decidir quem permanece no banco de reserva, enfim ocupar lugares de liderança em todas as atividades. A pesquisa apresenta um estudo sobre a história da beleza do corpo feminino, partindo de Vigarello. Recorro também a Baudrillard para falar do poder advindo do corpo e Daólio para discutir o cotidiano escolar da Educação Física. A pesquisa de mestrado inclui também um levantamento de dados, junto a 20 alunas do Ensino Fundamental, de uma escola de Salto de Pirapora-SP. Observei que as alunas consideradas bonitas no cotidiano escolar da educação física utilizam a beleza para realizar jogos de poder, através de estratégias de dominação e exclusão das demais alunas. Quanto aos benefícios obtidos por elas, verifiquei que na maioria dos casos, estão relacionados ao reconhecimento social e à conquista de um maior grupo de amigos. Apenas uma aluna, declarou haver benefícios também de ordem financeira. Os resultados da pesquisa têm me feito rever minhas práticas de ensino e meu posicionamento diante dos jogos de poder. | pt |
dc.description.abstract | Beauty is in the center of countless dialogues and discourses at the dawn of modernity. In this context this research master's studies and explores the meanings of beauty that are assigned to the female body and what are their adjacencies with the power in daily school physical education classes. In my work as a physical education teacher I have noticed that female students considered beautiful used such concept to define teams, to be chosen for every game, to decide who stays on the bench, and so occupy the leading places in all activities. The research presents a study on the history of the beauty of the female body, from Vigarello. Then I turned to Baudrillard to talk about the power coming from the body and to Daólio to discuss the daily school physical education. The master's research also includes a data collection with 20 female students from an elementary class of a school in Salto de Pirapora-SP, which sought to verify whether the students use beauty as a way to earn goodies in the school environment, as do and what results are achieved. The results show that the students considered beautiful in the daily school physical education used beauty as power by dominating and excluding students considered less beautiful. As for the benefits, in most cases, they are related to social recognition and achieving greater group of friends. Only one student said there were also financial benefits. The results have made me think about my teaching practices and my positioning before such powers games. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/679 | |
dc.subject | Educação física (Ensino fundamental) - Aspectos sociais | |
dc.subject | Imagem corporal | |
dc.subject | Beleza física (Estética) | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | Beleza do corpo feminino: jogos de poder em aulas de educação física | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1