Repositório Institucional da UNISO
 

Violência adormecida no cotidiano escolar: em seu lugar, a postura interdisciplinar

dc.contributor.advisorMedrado, Hélio Iveson Passos
dc.contributor.authorAlmeida, Adriana Ricardo da Mota
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:19Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:19Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEstudo sobre as manifestações de violências entre os atores que definem o cotidiano escolar. Violência adormecida é seu nome e caracteriza-se por ações entre agressores e agredidos no palco das relações do cenário interno das instituições escolares. Trata-se de um fenômeno nacional que não pode ser confundido com o bullying ou, meramente, importado de outros países como os EUA e Europa que possuem peculiaridades referentes à concepção de Estado, de sociedade, de política, de cultura, de valores e, fundamentalmente, de educação. Partimos do pressuposto que não existe uma violência da hiperatividade, isto é, da violência adormecida, mas um conjunto de violências que necessitam ser contextualizadas. O estudo produziu novos saberes que permitem afirmar que entre a violência concreta e a simbólica existe uma linha tênue que podemos chamar de violência intermediária. Metodologicamente, pautamo-nos por investigações interdisciplinares, que suprime a fragmentação do conhecimento, e verificações das relações intersubjetivas entre professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, crianças e adolescentes de uma escola estatal de caráter público, da cidade de Sorocaba, faixa etária entre dez e quinze anos. A pesquisa revelou possibilidades de superar o desafio durante o processo cultural, marcado por comportamentos pedagógicos de transferência de conhecimento cuja modelo escolar restringe a criatividade e o incentivo durante a formação continuada dos professores. Destacamos a cultura ensino- aprendizagem que, ao contrário de processo, visão disciplinar de início, meio e fim, estabelece a construção interdisciplinar inerente à postura do professor que passa a ser pesquisador. As relações intersubjetivas são valorizadas como parte do contexto que define o que é e o que não é violência. Daí a necessidade de ponderar os cenários macro da sociedade hodierna, e o espaço micro das relações interpessoais familiares e da escola no seu cotidiano, sendo por conseguinte, indissociáveis. Como recursos metodológicos utilizamo-nos de grupos focais (docentes e discentes), observação participante e questionários qualitativos.pt
dc.description.abstractStudy on the manifestations of violence between the actors that define the school everyday. Violence is dormant and your name is characterized by actions between aggressors and beaten on the stage of relations of the domestic scene of educational establishments. This is a national phenomenon that can not be confused with the bullying or, simply, imported from other countries like the U.S.A. and Europe which have peculiarities in the design of state, society, politics, culture, values and, fundamentally, of education. We the assumption that there is no violence of hyperactivity, that is, violence dormant, but a series of violence that need to be contextualized. The study produced new knowledge that show that violence between the concrete and symbolic fine there is a line we can draw from violence intermediary. Methodological , us by interdisciplinary research, which removes the fragmentation of knowledge, and verification of inter relations between teachers of elementary school, 4 th to 8 th series, age of ten to fourteen years, so children and adolescents from one statal school of public character of Sorocaba. The survey showed possibilities of overcoming the challenge during the process cultural, educational behaviors marked by the transfer of knowledge whose model school restricts the creativity and encouragement during the continuous training of teachers. We emphasize the teaching-learning culture that unlike process, disciplinary vision of beginning, middle and end, down the construction interdisciplinary inherent in the position of teacher who becomes the researcher. The inter relations are valued as part of the context that defines what is and is not violence. Hence the need to consider the scenarios of actual society and area of interpersonal relationships and family members of the school in their daily lives, and therefore inseparable. As methodological resources utilizamo us to focus groups (teachers and students), participant observation and qualitative questionnaires.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/379
dc.subjectValentões
dc.subjectViolência na escola
dc.subjectEducação - Aspectos sociais
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
dc.titleViolência adormecida no cotidiano escolar: em seu lugar, a postura interdisciplinar
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
80314.pdf
Tamanho:
986.3 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format