A formação do trabalhador ferroviário: o caso da escola profissional mixta de Sorocaba (1929-1942)
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa objetiva explorar a maneira como os programas educacionais, serviços e relações com a comunidade refletiam as estratégias dos gestores em preparar o trabalhador para suprir mão de obra à nascente indústria sorocabana, através de uma das oito escolas profissionais mais antigas do estado de São Paulo - a Escola Profissional Mixta de Sorocabadurante o período de 1929-1942. Para o desenvolvimento deste trabalho foram efetuadas consultas periódicas aos arquivos históricos existentes no acervo disponibilizado pelo Centro de Memória da instituição. Destacam-se nas pesquisas os diários oficiais; os livros de registros de matrículas; os boletins; os livros dos diplomados. As análises em jornais da época, anais da Câmara de Vereadores, almanaques e livros históricos, retratam as articulações existentes entre a instituição escolar e a Estrada de Ferro Sorocabana. Estes documentos encontram-se na Biblioteca Pública Municipal, na Biblioteca Pública Infantil Municipal, no Museu Histórico de Sorocaba, no Gabinete de Leitura Sorocabano e na Biblioteca da Universidade de Sorocaba – Uniso. Pesquisas efetuadas no Museu Ferroviário existente na cidade de Sorocaba/SP forneceram, entre outros, dados sobre os funcionários e pensionistas da empresa, que, posteriormente, foram comparados com os registros dos egressos da instituição; aqueles constam do Livro de Registros de Funcionários e Pensionistas com data de 1965. Dois ex-ferroviários foram entrevistados contribuindo para melhor compreensão da prática do educando/trabalhador no âmbito escolar e no cotidiano da fábrica. O estudo das 8.476 matrículas efetuadas durante o período analisado revela que 80% dos alunos não concluíam os cursos; a maior evasão ocorria entre as 1ªs e 2ªs séries, entendendose que com apenas seis meses iniciais do curso os alunos estariam minimamente preparados para pleitear vagas no mercado de trabalho. A análise dos diplomados conclui que acima de 55% dos egressos tinham como destino final de emprego a Estrada de Ferro Sorocabana; revela ainda que acima de 3/4 dos cursos oferecidos, mesmo aqueles destinados às mulheres, forneciam mão de obra para a ferrovia. Percebe-se, nos cursos fornecidos pela Escola Profissional Mixta de Sorocaba, viés industrializante, consoante às concepções propostas pelos métodos Della Vos, da Escola Técnica de Moscou e do método Slojd. Observa-se, também, que no processo de ensino e aprendizagem a instituição fez uso das séries metódicas, inaugurando um novo tempo nos métodos do ensino profissional no país atendendo aos interesses do capital.