A formação do trabalhador ferroviário: o caso da escola profissional mixta de Sorocaba (1929-1942)
dc.contributor.advisor | Sandano, Wilson | |
dc.contributor.author | Garcia, José Roberto | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:01Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:01Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva explorar a maneira como os programas educacionais, serviços e relações com a comunidade refletiam as estratégias dos gestores em preparar o trabalhador para suprir mão de obra à nascente indústria sorocabana, através de uma das oito escolas profissionais mais antigas do estado de São Paulo - a Escola Profissional Mixta de Sorocabadurante o período de 1929-1942. Para o desenvolvimento deste trabalho foram efetuadas consultas periódicas aos arquivos históricos existentes no acervo disponibilizado pelo Centro de Memória da instituição. Destacam-se nas pesquisas os diários oficiais; os livros de registros de matrículas; os boletins; os livros dos diplomados. As análises em jornais da época, anais da Câmara de Vereadores, almanaques e livros históricos, retratam as articulações existentes entre a instituição escolar e a Estrada de Ferro Sorocabana. Estes documentos encontram-se na Biblioteca Pública Municipal, na Biblioteca Pública Infantil Municipal, no Museu Histórico de Sorocaba, no Gabinete de Leitura Sorocabano e na Biblioteca da Universidade de Sorocaba – Uniso. Pesquisas efetuadas no Museu Ferroviário existente na cidade de Sorocaba/SP forneceram, entre outros, dados sobre os funcionários e pensionistas da empresa, que, posteriormente, foram comparados com os registros dos egressos da instituição; aqueles constam do Livro de Registros de Funcionários e Pensionistas com data de 1965. Dois ex-ferroviários foram entrevistados contribuindo para melhor compreensão da prática do educando/trabalhador no âmbito escolar e no cotidiano da fábrica. O estudo das 8.476 matrículas efetuadas durante o período analisado revela que 80% dos alunos não concluíam os cursos; a maior evasão ocorria entre as 1ªs e 2ªs séries, entendendose que com apenas seis meses iniciais do curso os alunos estariam minimamente preparados para pleitear vagas no mercado de trabalho. A análise dos diplomados conclui que acima de 55% dos egressos tinham como destino final de emprego a Estrada de Ferro Sorocabana; revela ainda que acima de 3/4 dos cursos oferecidos, mesmo aqueles destinados às mulheres, forneciam mão de obra para a ferrovia. Percebe-se, nos cursos fornecidos pela Escola Profissional Mixta de Sorocaba, viés industrializante, consoante às concepções propostas pelos métodos Della Vos, da Escola Técnica de Moscou e do método Slojd. Observa-se, também, que no processo de ensino e aprendizagem a instituição fez uso das séries metódicas, inaugurando um novo tempo nos métodos do ensino profissional no país atendendo aos interesses do capital. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to explore how educational programs, services and community relations reflected the strategies of managers in preparing workers to supply labor for the nascent industry sorocabana through one of the eight oldest professional schools of São Paulo - Professional School Mixta of Sorocaba - during the period 1929-1942. For the development of this work were performed periodic consultations to the historical archives existing in the collection provided by the Center for Memory of the institution. Stand out in the polls the gazettes; books enrollment records; bulletins, the books of graduates. The analyzes in newspapers of the time, proceedings of the City Council, almanacs and historical books, portrayed the joints between the academic institution and Sorocabana Railroad. These documents were searched in the Public Library, Public Library Children's Municipal, History Museum in Sorocaba, in the Sorocaba Office of Reading and the Library of the University of Sorocaba - Uniso. Research conducted in existing Railway Museum in the city of Sorocaba / SP, provided, among others, data on employees and pensioners of the company, which later were compared with the data of the graduates of the institution; those data are in the Book of Records of Employees Pensioners and dated 1965. Two former railroad respondents were contributing to better understanding of the practice of the student/worker in the school and in everyday factory. The study of 8.476 registrations made during the study period reveals that 80% of the students not concluded the courses, the highest dropout occurred between the 1st and 2nd series, it being understood that with only initial six months of the course the students would be minimally prepared to plead vacancies in the labor market. The analysis concludes that over 55 % of graduates were bound to end employment Sorocabana Railroad; also reveals that over three quarters of the courses offered, even those for women, provided labor for the railroad. It can be seen in the courses provided by the Professional School Mixta of Sorocaba, bias industrialization, at the expense of formation of the student, according to the concepts proposed by the methods Della Vos, Technical School of Moscow and method Slojd. It is observed in the process of teaching and learning institution made use of methodical series, inaugurating a new era in the methods of vocational education in the country serving the interests of capital. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/630 | |
dc.subject | Ensino técnico - História - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Ensino profissional - Sorocaba (SP) - História | |
dc.subject | Método de estudo | |
dc.subject | Educação - História - Sorocaba (SP) | |
dc.title | A formação do trabalhador ferroviário: o caso da escola profissional mixta de Sorocaba (1929-1942) | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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