O estágio supervisionado dos alunos do curso de administração de empresas da UNISO: limites e possibilidades
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este trabalho teve como objetivo principal investigar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado do curso de Administração de Empresas da Universidade de Sorocaba (UNISO). Neste sentido, o estudo partiu do levantamento da origem do termo administração, procurando evidenciar fatos históricos relevantes de sua trajetória, os quais contribuíram para a criação do curso de Administração. Foram analisadas algumas questões pedagógicas pertinentes ao curso de Administração de Empresas, em geral, e da UNISO, em particular, nesta foram caracterizados os corpos docente e discente do referido curso. Quanto ao Estágio Supervisionado foram analisados: os principais problemas revelados pelas ambigüidades e controvérsias decorrentes da interpretação dos aspectos legais e institucionais; as contribuições para a complementação do ensino e para a integração teoria-prática; e, ainda, as várias formas, adotadas por diferentes cursos, para o desenvolvimento daquela atividade. Na pesquisa de campo, foram analisados depoimentos de professores, de dirigentes de empresas, onde os estágios foram realizados, e de alunos-estagiários. A pesquisa bibliográfica revelou que pesquisadores sinalizam que o Estágio Supervisionado está longe de atender, de forma integral, aos objetivos que nortearam sua criação, mas, é unânime a opinião sobre a importância do estágio. Baseado nos dados levantados durante o desenvolvimento do trabalho, foram apresentados, nas considerações finais, alguns elementos julgados relevantes para discussão coletiva e que podem contribuir para a melhoria de qualidade na formação dos administradores da UNISO.