Repositório Institucional da UNISO
 

A educação especial no Estado de São Paulo: recorrências históricas e solicitações sociais

dc.contributor.advisorAlmeida, Jane Soares de
dc.contributor.authorLopes, Silmara Aparecida
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:32Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:32Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA exclusão social intensifica a vulnerabilidade dos indivíduos, perpetuando as situações de pobreza e, consequentemente, delimitando o acesso à educação, saúde, dentre outros. Um dos grandes desafios é promover a participação social daqueles que foram colocados à margem dos nossos espaços comuns, excluídos do mercado de trabalho, da escolarização com sua geração, vítimas de uma construção social preconceituosa e estigmatizante. Ao analisar criticamente as recorrências sócio-políticas podemos problematizar o processo de exclusão, bem como o seu reverso, isto é, as iniciativas para o seu enfrentamento. Esta pesquisa apresenta uma análise histórica da trajetória das pessoas com deficiência ao longo dos tempos. Em diferentes épocas e culturas, o tratamento dispensado às pessoas com deficiência, especialmente àquelas das classes sociais dominadas, exploradas, tem variado, mas observa-se uma constante histórica: o estigma que legitima o preconceito e a continuidade do prejuízo histórico que enfrentam em relação ao usufruto dos bens sociais, culturais, econômicos e políticos. O objetivo principal desta dissertação é a análise do desenvolvimento da educação especial no Brasil, de modo geral, e no Estado de São Paulo, de modo mais específico, com vistas a apreender as contradições, as rupturas, as continuidades, os avanços, fazendo um recorte temporal de 1990 aos dias atuais. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético por ser considerado um enfoque teórico que contribui nas análises de políticas educacionais numa perspectiva crítica. A despeito das legislações construídas, os direitos de muitas crianças e jovens com deficiência continuam sendo negados, protelados, seguindo muitas vezes na contramão da legislação, demonstrando que as condições econômicas, políticas e sociais de nosso país ainda não estão favoráveis ao cumprimento pleno desse imenso arcabouço legal que envolve os direitos das pessoas com deficiência.pt
dc.description.abstractSocial exclusion intensifies the vulnerability of individuals, perpetuating poverty and, consequently, limiting access to education, health, among others. A major challenge is to promote the social participation of those who were placed on the margins of our common spaces, excluded from the labor market, schooling with his generation, victims of a prejudiced and stigmatizing social construction. To critically analyze the socio-political recurrences can discuss the process of exclusion and its reverse, that is, initiatives for solving them. This research presents a historical analysis of the trajectory of disabled people throughout the ages. At different times and cultures, treatment of persons with disabilities, especially those of social classes dominated, exploited, it has varied, but there has been a historical constant: the stigma that legitimizes preconception and continuity of historical disadvantage they face in relation the enjoyment of social goods, cultural, economic and political. The main objective of this work is to analyze the development of special education in Brazil, in general, and in São Paulo, more specifically, in order to grasp the contradictions, ruptures, continuities, advances, making a time frame of 1990 to today. The method used was the historical and dialectical materialism to be considered a theoretical approach that helps in the analysis of educational policies from a critical perspective. Despite constructed legislation, the rights of many children and young people with disabilities continue to be denied, postponed, following often against the law, showing that the economic, political and social of our country are not favorable to the full realization of this huge legal framework involving the rights of persons with disabilities.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/706
dc.subjectEducação especial
dc.subjectEducação especial - História - São Paulo (Estado)
dc.subjectEducação inclusiva - São Paulo (Estado)
dc.subjectEducação e Estado
dc.titleA educação especial no Estado de São Paulo: recorrências históricas e solicitações sociais
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
96293.pdf
Tamanho:
1.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format