Repositório Institucional da UNISO
 

Buscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1998

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Compreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/ educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item