Buscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP
dc.contributor.advisor | Aragão, Rosália Maria Ribeiro de | |
dc.contributor.author | Mebius, Sonia Maria Castricini Biscacio | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:50:13Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:50:13Z | |
dc.date.issued | 1998 | |
dc.description.abstract | Compreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/ educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada. | por |
dc.description.abstract | Once considering the complexity of the pedagogical act, I argue in favor of the continued/ permanent teaching education process for Teachers. This process is considered emphatically essential in order to provide the necessary Teachers's formation to be working in classes for young and adult illiterate people in the Elementary School. This way, the present work aims to investigate the actions of teachers who teach/taught in Courses which are directed for compensating the lack of education in proper age out of Sorocaba's Elementary Schools, in order to comprehend the Theachers's formation process and furthermore how such process can contribute to construct their own professional trajectories. From the observation procedures and further conclusions that had emerged throughout the elaboration of this work I tried to make them clear, the characteristics of such Teachers's Formation process, in order to effectively contribute for making professional the Teachers's practices for young and adult illiterate people. The data analysis revealed that the researched Teachers value their opportunities of improvement in their working area since that process predominantly focus in the exchange of experiences and since they are conducted in a way of giving them a distinguished pedagogical course of action. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/218 | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Educação do adolescente | |
dc.subject | Educação de adultos | |
dc.subject | Educação permanente | |
dc.title | Buscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1