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Protocolo para gestão de práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação superior

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Data

2021

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Resumo / Abstract

As tecnologias digitais adentraram as Instituições de Educação Superior (IES). Assim, os professores são desafiados a mudarem e implementarem um processo ensino-aprendizagem diverso daquele em que se formaram e estão habituados. Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI) e teve como tema a gestão da prática pedagógica em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A pergunta que orientou a pesquisa foi: quais são os procedimentos necessários para aprimorar a gestão da prática pedagógica, no AVA? Sua relevância está em oferecer subsídios para fundamentar novas propostas de gestão de práticas pedagógicas em AVA, na educação superior, a partir das percepções de professores e estudantes em relação a seu uso, no processo de ensino-aprendizagem. Teve como objetivo final desenvolver um protocolo de gestão de práticas pedagógicas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Educação Superior. Essa é uma pesquisa de Intervenção com uma abordagem qualitativa, que teve como procedimentos a revisão bibliográfica e um estudo de campo, com intervenção e aplicação de questionário. Foi realizada em três fases, em uma IES privada da cidade de Sorocaba/SP. Na primeira fase, professores e estudantes responderam a questionário, antes de usarem o AVA. Na segunda, os professores refizeram seus planejamentos contendo: cronograma e plano de ensino com ementa, conteúdo programático, objetivos, estratégias, critérios de avaliação, bibliografia básica e complementar, e os disponibilizaram, no AVA. No final do semestre, na terceira fase, estudantes e professores responderam ao segundo questionário para conhecer suas percepções sobre a contribuição do AVA para gestão da prática pedagógica. Em relação à avaliação, a proposta foi realizá-la em sua função Formativa, com a definição dos critérios orientados pela Taxonomia Bloom. Os resultados mostraram que, segundo a perspectiva dos envolvidos (estudantes, professor e instituição), o AVA é um recurso que pode auxiliar na gestão pedagógica por facilitar a organização e a avaliação, permitindo elevar o interesse dos estudantes em acompanhar a sua aprendizagem.


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