O processo de implantação do ensino médio integrado ao ensino profissional no Instituto Federal de São Paulo, município de Salto (2007-2014)
dc.contributor.advisor | Carmo, Jefferson Carriello do | |
dc.contributor.author | Honório, Luis Ricardo Orteiro | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:56:08Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:56:08Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Esta Dissertação investigou a política de educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, particularmente, o processo de implantação dos cursos de ensino médio integrado no município de Salto, no período de 2007 a 2014. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História Historiografia: Políticas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (UNISO) e se desenvolveu no âmbito do Grupo de Estudos Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. O objetivo geral constituiu em investigar o processo de implantação dos cursos de Ensino Médio Integrado ao ensino profissional do IFSP no município de Salto e suas relações com o novo contexto produtivo da região. O método utilizado foi uma análise documental e crítica. Os resultados permitem afirmar que no período de 2007 a 2014 deu-se continuidade ao processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a implantação do ensino médio integrado, antes inexistente. Os cursos de ensino médio integrado em Informática e Automação Industrial do IFSP de Salto obedeceram às determinações do sistema produtivo local tendo como princípios norteadores essas demandas para a elaboração do currículo desses cursos, nas bases emanadas da década de 1990. Assim, o ensino médio integrado no IFSP e no Brasil de forma geral, constitui-se em um grande desafio, por se tratar de uma política recente e necessária que tem, em suas bases teóricas legais, os elementos da educação politécnica e unitária, que é o seu horizonte. A formação humana e integral no ensino médio, que considera as dimensões da vida e da práxis social, o trabalho, a ciência e a cultura, tem hoje bases legais para que se torne uma realidade concreta neste país. | pt |
dc.description.abstract | This master thesis investigates the politics of the technical professional education of high school in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia of São Paulo (IFSP), focusing on the implementation of integrated high school courses in the town of Salto, during the years 2007 to 2014. It joins the mastering program Linha de Pesquisa História Historiografia: Políticas e Práticas escolares do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (UNISO) and is developed in the studies group: História, Trabalho e Politicas de Educação Profissional. The main purpose consists in investigating the deployment processo f integrating high school courses to the professional schooling of IFSP in Salto and its relation to the new productive scenario in the area. The results allow researcher to state that in the period of 2007 to 2014 the expansion process of the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica continued to happen and it was introduced the integrated high school system, inexistent up to the date. The IFSP integrated high school courses in Informatics and Industrial Automation in Salto respect the local productive system requirements based on the regulation issued in 1990. Thus, the IFSP integrated schooling consists in a big challenge for being a recent measurement which has in its theoretical basis the elements of the polytechnic education. The human and integral graduation at middle school level has its necessary legal basis to make it a reality in the country. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/779 | |
dc.subject | Ensino médio | |
dc.subject | Ensino técnico | |
dc.subject | Ensino profissional | |
dc.subject | Educação e Estado | |
dc.title | O processo de implantação do ensino médio integrado ao ensino profissional no Instituto Federal de São Paulo, município de Salto (2007-2014) | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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