Interdisciplinaridade no curso de gestão da tecnologia da informação da Fatec de Tatuí
dc.contributor.advisor | Medrado, Hélio Iveson Passos | |
dc.contributor.author | Albino, Paulo Rubens Rocha | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:43Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:43Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A pesquisa contempla um estudo sobre interdisciplinaridade produzida no cotidiano escolar tecnológico superior da Fatec de Tatuí, em especial aquela desenvolvida no Curso Superior de Gestão de Tecnologia da Informação e seus principais agentes, sendo estes: diretoria, coordenação, professores e alunos. Parte-se do pressuposto de que, no ensino superior tecnológico, a interdisciplinaridade não é prática comum, sendo tratada como simples integração de disciplinas. Desta forma, o Grupo de Estudo Tecnológico Interdisciplinar, objeto deste estudo, foi iniciado tendo como desafio desenvolver um projeto interdisciplinar de reflexão sobre as práticas docentes, primando-se pela valorização de opiniões e saberes através da construção de software e hardware para pesquisa de satisfação interna e externa. O trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa “Cotidiano Escolar” do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Sorocaba tem como objetivo examinar as atividades interdisciplinares no curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec de Tatuí, mediante pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na Fatec como recurso metodológico, na qual Fazenda, Foucault, Japiassú, Medrado, Paviani, Santomé constituem importantes referenciais teóricos. O trabalho analisa o processo de desenvolvimento das atividades interdisciplinares no cotidiano escolar do referido curso. | pt |
dc.description.abstract | The research includes a study on interdisciplinary produced in the daily schooltechnology than Fatec of Tatuí, specifically highlight the interdisciplinary course in Course Management developed information technology and its key players namely: management, coordination, teachers and students. We assume that the higher education technology interdisciplinarity is not common practice, but only the integration of disciplines, bringing a wrong approach at school, showing that Course Management Information Technology Fatec Tatuí of interdisciplinary applied beyond the simple integration the "curricular" and enhances the look of each of the people involved in education and culture. Thus, the Interdisciplinary Study Group Technology was initiated as a challenge to develop an interdisciplinary project reflection of teaching practices, striving to the appreciation of views and knowledge through the construction of software and hardware to satisfaction survey internal and external. The work, linked to the Research Line "Everyday School" Program for Graduate Education, University of Sorocaba aims to examine the interdisciplinary activities in the course of Management of Information Technology Fatec Tatuí by the literature, in which Treasury Foucault, Japiassú, Medrado, Paviani, Santomé are important theoretical. The work analyzes the development of interdisciplinary activities in daily school life of that course. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/586 | |
dc.subject | Ensino superior - Estudo e ensino | |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | |
dc.title | Interdisciplinaridade no curso de gestão da tecnologia da informação da Fatec de Tatuí | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1