Repositório Institucional da UNISO
 

Trabalho docente e inclusão digital: um olhar crítico

dc.contributor.advisorCammarano González, Jorge Luís
dc.contributor.authorMunhoz, Doraci Moron Parra
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:51Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:51Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA presente pesquisa pertencente à linha Trabalho Docente pauta-se em examinar possíveis consequências das novas tecnologias na prática docente. Meu pressuposto é o de que as novas tecnologias podem criar boas oportunidades para a prática educativa, entretanto sua simples utilização no espaço escolar não significa inclusão digital. Investigo qual a contribuição das novas tecnologias incorporadas ao trabalho do professor de Ensino Fundamental de Sorocaba para a denominada inclusão digital. Observa-se, com base na pesquisa, que há de se considerar a necessidade da abordagem das novas tecnologias como tema de estudo nos cursos de formação e também o fato de que considerável parcela dos professores que está em serviço não recebeu capacitação para tal. Em ambos os casos, além da necessária formação e capacitação, a utilização de novas tecnologias requer que o instrumento seja pensado e tratado como mediador da prática, como meio para alcançar seus objetivos educativos. A investigação se dá por meio de pesquisa de campo com onze professoras que participaram de um curso de alfabetização e letramento digital, oferecido por uma ONG em um de seus projetos de inclusão digital na cidade de Sorocaba no ano de 2008 em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Os resultados da pesquisa indicam que embora o curso tenha sido bem avaliado, as condições materiais para aplicação dos conhecimentos adquiridos deixam a desejar, e as professoras têm muitos desafios para vencer quanto a sua inclusão digital e também de seus alunos.por
dc.description.abstractThis research comes from the docent work line, and its purpose is to check the consequences of new technologies on the docent practice. My assumption is that new technologies can create good opportunities for educative practices, however your simple utilization on scholar environment do not mean digital inclusion. I am investing the contribution of new incorporated technologies to the teacher‟s role inside the Elementary teach at Sorocaba city for the denominated digital inclusion. I investigate what the contribution of new technologies incorporated in the teacher‟s work of elementary school from Sorocaba to the so-called digital inclusion. It is observed, based on research, which is considering the need to approach new technologies as a topic of study in education and also the fact that a considerable number of teachers that are not received in-service capacity to do so. In both cases, more then the formation and capacity necessary, the utilization of new technologies demand that the instrument be think and treat how the practice mediator, how the way to achieve your educative objectives. The scope of this investigation consist in a research with eleven teachers who participated of a digital literacy course, offered by a NGO in one of its digital inclusion projects in the city of Sorocaba in the year 2008 in partnership with the Municipality of Sorocaba and the University of Sorocaba (UNISO). The outcome from the research shows that although the course was well evaluated, the material conditions for the knowledge deployment do not achieve the wished levels and the teachers have many challenges to overcome as yours students do.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/458
dc.subjectInclusão digital
dc.subjectEducação e Estado
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Inovações tecnológicas - Sorocaba (SP)
dc.subjectOrganizações não-governamentais
dc.subjectEducação - Processamento de dados
dc.subjectProfessores - Formação
dc.subjectEducação permanente
dc.titleTrabalho docente e inclusão digital: um olhar crítico
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
82780.pdf
Tamanho:
1.73 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format