A hipermídia como ferramenta para o ensino de língua inglesa: uma abordagem transcultural
dc.contributor.advisor | Gomes, Luiz Fernando | |
dc.contributor.author | Pinho, Fernanda Maisa Soares dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:55Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca refletir sobre as necessidades comunicativas da atualidade e a relevância de uma abordagem transcultural por meio de hipermídia no ensino de língua Inglesa. Preocupado com essa questão, o estudo parte do pressuposto de que as Tecnologias Emergentes encurtam as distâncias, diluem as fronteiras culturais, aproximam as pessoas e modificam as maneiras de se comunicar, ser e estar no mundo. Assim, a presente pesquisa enfoca como a Língua, neste caso a Inglesa, assume novas dimensões, antes apenas imaginadas ou teorizadas, como língua franca e “universal”. O objetivo deste estudo é investigar como um grupo de 40 alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual do município de Sorocaba, aprendizes de Língua Inglesa e usuários-interatores das Tecnologias Emergentes, utilizam as diversas linguagens da hipermídia para expressar seus pensamentos, e como os recursos do meio digital potencializam a interação entre diferentes culturas através de uma abordagem de ensino de inglês transcultural. Para desenvolver esta pesquisa foi realizado um estudo de caso. Foi criado um plano de aula baseado no programa da Adobe Youth Voices, em que os alunos aprenderam como utilizar as linguagens da hipermídia (áudio, imagens e texto), técnicas para manuseio de câmera e produção de vídeos de curta duração utilizando os conteúdos de Língua Inglesa ensinados em sala de aula. Um ambiente virtual (website) foi criado para armazenar as produções de hipermídia. Um grupo de alunos da cidade de Jinja, em Uganda, foi convidado a interagir, e comentar os trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que o uso de hipermídia por meio de uma abordagem transcultural pode contribuir positivamente no ensino de Inglês, bem como possibilitar a comunicação entre diferentes culturas por meio das múltiplas linguagens. Evidenciam também a relevância dessa abordagem para o uso comunicativo atual da Língua Inglesa, permeada pelos audiovisuais que refletem a cultura Brasileira, mas que também têm influência de outras culturas e assim chegam até os interlocutores num constante processo de resignificação e informação. | pt |
dc.description.abstract | This research seeks to reflect the current communicative needs and the relevance of a transcultural approach through hypermedia in teaching the English Language. Concerned with this issue, the study assumes that the Emerging Technologies shorten distances, dilute cultural boundaries, bring people together and modify the ways of communicating and being in the world. Thus, this research focuses on how the language, particularly the English language, takes new dimensions, previously just imagined or theorized, as lingua franca and “universal”. The aim of this study is to investigate how high school students from a Public Technical school in the city of Sorocaba/SP, English language learners and usersinteractors of Emerging Technologies, use the various hypermedia languages to express their thoughts, and how the features of the digital field potentialize the interaction between different cultures through a Transcultural English teaching approach. To develop this research a case study was carried out. A lesson plan was created based on the Adobe Youth Voices program, through which students learned how to use the languages of hypermedia (audio, images and text), techniques for handling the camera and produce short videos using the English language contents taught in the classroom. A virtual environment (website) was created to store the hypermedia production. A student group from Jinja, Uganda, was invited to interact and comment the work produced by Brazilian students. The results indicate that the use of hypermedia through a transcultural approach can contribute positively to the teaching of English, while enabling communication between different cultures through multiple languages. Results also highlight the relevance of this approach to the current communication use of English, permeated by audiovisual, reflecting the Brazilian culture, but also the influence of other cultures, reaching the interlocutors in a constant process of reframing and information. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/749 | |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | |
dc.subject | Tecnologia educacional | |
dc.subject | Tecnologia da informação | |
dc.subject | Comunicação na educação | |
dc.subject | Internet na educação | |
dc.title | A hipermídia como ferramenta para o ensino de língua inglesa: uma abordagem transcultural | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1