O imaginário pós-moderno inscrito em imagens de chill out em eventos de música eletrônica
dc.contributor.advisor | Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de | |
dc.contributor.author | Acquaviva, Sabrina da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:09Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:09Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto de estudo imagens do chill out de eventos de música eletrônica. Trata-se de um ambiente de “descanso” coletivo no interior de festivais de cultura eletrônica caracterizado pela diversidade musical e artística, um lugar marcado pelo multiculturalismo fortemente conectado a um estilo de vida orgânico e que não dispensa, contudo, a tecnologia eletrônica avançada de som e imagem. A natureza de tal temática insere esta pesquisa na interface da Comunicação e Cultura. Do lado da comunicação estão as imagens do chill out que incorporam ou materializam especificidades do imaginário pós-moderno; do lado da cultura, pensamos estarem as concepções pós-modernas que nos levam a redimensionar a importância do imaginário nas relações e práticas sociais. O objetivo geral que daí se depreende é o de compreender aspectos da pósmodernidade incorporados nessas representações que podem caracterizar esse imaginário e explicitar o papel desses eventos em tal contexto, para a comunicação entre as pessoas e das pessoas com o mundo. Buscaremos em teóricos da pósmodernidade como Bauman (1997, 2000), Lipovetsky (2004) e, sobretudo, Michel Maffesoli (1995, 2005, 2007, 2010) concepções contemporâneas culturalmente expressivas do viver junto, do tribalismo, arcaísmo e do mito na pós-modernidade. Para verificar em que medida essas ideias estão impregnadas nas imagens/signos, faremos uso do instrumental metodológico de Santaella (2002) que está alicerçado na semiótica de Peirce (2003). Tal análise visa decantar as camadas de sentido que advém dos fundamentos do signo: qualidades, existentes e a lei. Para nossa fundamentação teórica, além de Maffesoli, Peirce e Santaella, valer-nos-emos de Durand (2002, 2004), Wunenburger (2007) para estudos sobre o imaginário. Esse estudo torna-se relevante no que concerne à compreensão das interações sociais e construção do imaginário dentro desses ambientes. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation has as its object of study images of chill out in electronic music events. This is a collective relaxing area within electronic culture festivals typified by its musical and artistic diversity. This is a place set out by multiculturalism strongly connected to an organic lifestyle without giving up, however, the advanced electronic technology of sound and image. The nature of this subject area inserts this research in the interface of Communication and Culture. On the side of communication are the chill out images that incorporate or materialize specificities of the post-modern imaginary; on the side of culture, we figure out the post-modern conceptions that lead us to resize the importance of imaginary in relations and social practices. The general objective surmised from it is to comprehend post-modern aspects incorporated in those representations that can characterize this imaginary and make explicit the role of those events in this context, for the communication between people and people with the world. We will look for, in post-modern theorists as Bauman (1997, 2000), Lipovetsky (2004) and, mainly, Michel Maffesoli (1995, 2005, 2007, 2010), contemporary conceptions culturally expressive of being together, of the tribalism, archaism and the myth in post-modernity. To verify how those ideas are impregnated on the images/signs, we will make use of methodological instrument of Santaella (2002) that is based on Peirce semiotics (2003). Such analysis aims to decant the layers of sense that comes from the fundamentals of the signs: quality, fact or law. To our theoretical foundations, in addition to Maffesoli, Pierce e Santaella, we will take advantage of Durand (2002-2004), Wunenburger (2007) for studies about imaginary. This study becomes relevant in what concerns to the comprehension of social interactions e imaginary construction within those areas. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/653 | |
dc.subject | Comunicação e cultura | |
dc.subject | Pós-modernismo | |
dc.subject | Imaginário | |
dc.subject | Imagem (Filosofia) | |
dc.title | O imaginário pós-moderno inscrito em imagens de chill out em eventos de música eletrônica | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1