Salas de recursos no atendimento à deficiência intelectual: realidade ou utopia?
dc.contributor.advisor | Nista-Piccolo, Vilma Lení | |
dc.contributor.author | Domingos, Lucy Mary Padilha | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:50Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:50Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Essa dissertação apresenta uma análise sobre as dificuldades e barreiras expressas pelos professores no processo de ensino da criança com deficiência intelectual. Os questionamentos que geraram a pesquisa foram levantados em encontros presenciais e online junto a professores de Educação Especial que atuam nas Salas de Recursos das escolas da rede estadual, integrantes da Diretoria de Ensino da região de Itapetininga, no estado de São Paulo, no período de 2019 e 2020. A partir da aplicação de um questionário, os responsáveis pela aprendizagem dessas crianças descreveram quais são as suas dificuldades para ensinar e quais barreiras são enfrentadas por eles em suas atuações docentes. Além disso, buscou-se identificar quais seriam as ações significativas, na visão deles, para contribuir com atendimentos mais eficazes nas Salas de Recursos. Com o objetivo geral da pesquisa de compreender o que os professores responderam sobre esses questionamentos, foram apontados princípios básicos para as práticas pedagógicas, que pudessem colaborar com o atendimento educacional especializado, fundamentando-se nos princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. O estudo se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com uma pesquisa de campo utilizando a técnica de questionários. Os dados levantados foram interpretados com apoio em Minayo (2001) a partir de uma análise sistemática que reduz unidades de significado em categorias. Nessa pesquisa observou-se quatro grandes categorias de análise: aspectos relacionados à atuação docente, ao aluno com deficiência intelectual, ao contexto escolar e ainda aqueles relacionados à família dos estudantes com essa deficiência. Concluiu-se que o atendimento nas Salas de Recursos precisa da parceria de todos os envolvidos no processo educativo destes alunos, para que possam conhecer a história de vida da criança, visando a superação das fragilidades e o reconhecimento das suas potencialidades. O ensino deve ser realizado por meio de diferentes caminhos que respeitem as diversas formas de aprender e o tempo necessário da criança com deficiência intelectual. As ações propostas pelos docentes trazem reflexões sobre suas próprias atuações e ainda solicitam melhorias e apoio pedagógico para ampliar seus conhecimentos. O respeito à singularidade humana pode gerar avanços na aprendizagem dos alunos. A busca da eliminação de barreiras pode colaborar com as práticas educativas do ensino nas Salas de Recursos. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation presents an analysis of the difficulties and barriers expressed by teachers in the process of teaching children with intellectual disabilities. The questions that generated the research were raised in face-to-face and online meetings with Special Education teachers who work in the Resource Rooms of state schools, members of the Education Board of the region of Itapetininga, in the state of São Paulo, in the period of 2019 and 2020. From the application of a questionnaire, those responsible for the learning of these children described their difficulties in teaching and what barriers they face in their teaching activities. In addition, we sought to identify what would be the significant actions, in their view, to contribute to more effective care in the Resource Rooms. With the general objective of the research to understand what the teachers answered about these questions, basic principles for the pedagogical practices were pointed out, which could collaborate with the specialized educational service, based on the principles of the Theory of Multiple Intelligences, by Howard Gardner. The study was based on a qualitative, descriptive approach, with a field research using the questionnaire technique. The data collected were interpreted with support from Minayo (2001) from a systematic analysis that reduces units of meaning into categories. In this research, four major categories of analysis were observed: aspects related to teaching activities, students with intellectual disabilities, the school context and those related to the families of students with this disability. It was concluded that the assistance in the Resource Rooms needs the partnership of all those involved in the educational process of these students, so that they can know the child's life story, aiming at overcoming weaknesses and recognizing their potential. Teaching must be carried out through different paths that respect the different ways of learning and the time required by children with intellectual disabilities. The actions proposed by the professors bring reflections on their own actions and request improvements and pedagogical support to expand their knowledge. Respect for human uniqueness can generate advances in student learning. The search for the elimination of barriers can collaborate with the educational practices of teaching in Resource Rooms. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1037 | |
dc.subject | Educação especial | |
dc.subject | Educação inclusiva | |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Deficiência intelectual - Educação | |
dc.title | Salas de recursos no atendimento à deficiência intelectual: realidade ou utopia? | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1