Repositório Institucional da UNISO
 

Da arte como comunicação à comunicação como arte: uma abordagem da estética cubista em Guernica

dc.contributor.advisorMorais, Osvando J. de
dc.contributor.authorVig, Rosângela Araujo Pires
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:53Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:53Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO Cubismo, ao romper com os processos mimetizadores da natureza, suscitou críticas, por parte do público, que não compreendia a representatividade e via a estética nova, como disforme, geometrizada e grotesca. Esta pesquisa tem objetivo, por meio de um estudo da obra Guernica de Pablo Picasso, esclarecer os ideais estéticos do período em questão, aproximando o receptor da linguagem do artista, com a finalidade não somente de levá-lo a compreender o Cubismo, mas também a Arte que se seguiu depois. Durante um ano, foram coletados dados do período, do artista e da estrutura textual da obra em questão. O estudo do processo comunicativo da Arte cubista foi feito, com base nas teorias do signo de Saussure e de Peirce e nas funções da linguagem, de Jackobson. O aprofundamento nos conceitos do jogo presente na Arte, bem como o problema da beleza e da sublimidade, foram aqui estudados, tendo como referência, Kant e Schiller. Após a reunião de dados, foi necessária a busca de obras que influenciaram Picasso, tanto nos aspectos estéticos e técnicos, quanto nos filosóficos e comunicacionais.pt
dc.description.abstractWhen the Cubism broke the bonds with the mimetic processes of nature, the criticism emerged from the public, that didn’t understand the representation and saw the new aesthetics as deformed, geometrical and grotesque. The objective of this research is to explain the aesthetical ideals of this period, through a study of Pablo Picasso’s Guernica, what brings the receptor close to the artist’s language, aiming to understand the Cubism itself and the Art that followed it. It was necessary one year to collect data on the period, on the artist and on the textual structure of the masterpiece. The study of the communicative process of the cubist Art was made on the basis of the sign theories of Saussure and Pierce and on the language functions of Jackobson. The concepts of the game in Art, as well as the matter of the beauty and of the sublime, were studied with basis on Kant and on Schiller. After joining the data, it was necessary to search for the marterpieces that influenced Picasso both aesthetically and technically, such as philosophically and communicational.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/464
dc.subjectComunicação e as artes
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectArte
dc.subjectCubismo
dc.titleDa arte como comunicação à comunicação como arte: uma abordagem da estética cubista em Guernica
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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