Repositório Institucional da UNISO
 

Cálculo e acaso: o Google, a comunicação e a cultura em caleidoscópio

dc.contributor.advisorSilva, Míriam Cristina Carlos
dc.contributor.authorFalcão, Maysa Novo
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:25Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO caleidoscópio tornou-se conhecido popularmente como um brinquedo. O Google, como um site de pesquisa. Ambos possuem estruturas diferentes, mas foram criados, inicialmente, para fins científicos. Nosso objetivo foi analisá-los, comparativamente, e verificar se existem outras relações possíveis. Através dos conceitos de subjetividade, objetividade, sensibilidade, experiência, questionamo-nos se o Google e o caleidoscópio podem ser percebidos como acontecimentos da comunicação e cultura, bem como se suas produções podem ou não afetar outras mídias, o corpo, o tempo, o espaço ou a percepção de todos esses aspectos. Como ícones de multiplicidade e movimento, acreditamos que ambos se explicam metalinguisticamente; então, perguntamo-nos se o Google pode ser percebido como um grande caleidoscópio digital, cujos produtos e serviços seriam como as peças de um caleidoscópio. Por conta desses inúmeros serviços, produtos e programas que o Google disponibiliza ao público, questionamo-nos também se o indivíduo, ao se utilizar do Google, vivencia uma “experiência caleidoscópica” e isso, como consequência, afeta a nossa cultura. Nossa dissertação apresenta-se em quatro capítulos que pretendem responder aos questionamentos acima, entre outros possíveis, sob o olhar da Comunicação e Cultura, seguindo as bases teóricas de Vilém Flusser (2007) e Iuri Lotman (1978), respectivamente. Nossa metodologia utilizou-se de pesquisas bibliográficas e através da análise metalingüística, utilizamo-nos dos próprios objetos para explicarem a si próprios e também para identificarmos seus aspectos convergentes. Assim como a proposta do caleidoscópio - de ser composto com peças variadas - e do Google - de apresentar várias informações – o texto foi estruturado de forma que o leitor não necessite lê-lo linearmente, escolhendo por quais capítulos deseja iniciar sua leitura.pt
dc.description.abstractThe kaleidoscope became popularly known as a toy; and Google, as a search site. Both have different structures, despite having been initially created for scientific use. Our goal was to analyze them comparatively and also check whether there are any other co-relations. By means of concepts of subjectivity, objectivity, sensitivity and experience, we pondered whether Google and the kaleidoscope could be perceived as events of communication and culture as well as whether their products could affect other media, the body, time, space or the perception of all these aspects. As icons of multiplicity and movement, we believe that both of them self-explain metalinguistically, therefore, we wondered whether Google could be perceived as a massive digital kaleidoscope, whose products and services would work as parts of a kaleidoscope. Due to the countless services, products and programs that Google provides to the public, we also pondered whether a user thinks of Google as a “kaleidoscopic experience” whenever he or she uses it and as a result, whether it affects our culture. Our dissertation is presented in four chapters that intend to answer the reflections above, among other possibilities, under the perspective of communication and culture, in terms with the theoretical views of Vilém Flusser (2007) and Iuri Lotman (1978), respectively. Our methodology was based on bibliographical research under metalinguistic analysis; we used the objects to self-explain and also to identify their convergent aspects. Like a kaleidoscope – composed of diverse parts – and Google, a means of presenting massive information – the text was structured in a way that the reader should not feel compelled to read linearly, and so, choose which chapter he wishes to start reading.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/538
dc.subjectWorld Wide Web (Sistema de recuperação da informação)
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectFerramentas de busca na Web
dc.subjectPesquisa na Internet
dc.titleCálculo e acaso: o Google, a comunicação e a cultura em caleidoscópio
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Maysa Novo Falcao.pdf
Tamanho:
11.65 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format