O anarquismo e seu legado na educação de São Paulo na Primeira República: 1889-1920
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Resumo / Abstract
A pesquisa trata sobre o Anarquismo e suas contribuições, na área da educação, por meio da concepção pedagógica fundada e propagada pelos anarquistas, chamada Pedagogia Libertária, dando ênfase às considerações de Francisco Ferrer y Guardía. O objetivo da pesquisa é compreender as idéia do Anarquismo no campo educacional por meio da pedagogia libertária nas Escolas Modernas de São Paulo no período de 1889 a 1920. A hipótese de pesquisa considera se O Anarquismo deixou contribuições para a Educação e quais são estas contribuições. A pesquisa desenvolveu-se por meio de bibliografias acerca do tema Anarquismo e Pedagogia Libertária, com referenciais nos autores: Joll (1970), Guardía (1976),Carone (1989),Costa (1990), Rodrigues (1992), Gallo (1995,2000,2001,2007), Proudhon (1998), entre outros, bem como o acervo digital da Unicamp e Usp e consultas ao periódico O Operário (ano 1910) da cidade de Sorocaba.