O anarquismo e seu legado na educação de São Paulo na Primeira República: 1889-1920
dc.contributor.advisor | Sandano, Wilson | |
dc.contributor.author | Cardoso, Angélica Lacerda | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:14Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:14Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A pesquisa trata sobre o Anarquismo e suas contribuições, na área da educação, por meio da concepção pedagógica fundada e propagada pelos anarquistas, chamada Pedagogia Libertária, dando ênfase às considerações de Francisco Ferrer y Guardía. O objetivo da pesquisa é compreender as idéia do Anarquismo no campo educacional por meio da pedagogia libertária nas Escolas Modernas de São Paulo no período de 1889 a 1920. A hipótese de pesquisa considera se O Anarquismo deixou contribuições para a Educação e quais são estas contribuições. A pesquisa desenvolveu-se por meio de bibliografias acerca do tema Anarquismo e Pedagogia Libertária, com referenciais nos autores: Joll (1970), Guardía (1976),Carone (1989),Costa (1990), Rodrigues (1992), Gallo (1995,2000,2001,2007), Proudhon (1998), entre outros, bem como o acervo digital da Unicamp e Usp e consultas ao periódico O Operário (ano 1910) da cidade de Sorocaba. | pt |
dc.description.abstract | This research is about Anarchism and its contribution in the educational field, by means os pedagogic concepts introduced by anarchists, called Libertarian Pedagogic, focused on Francisco Ferrer y Guardía contributions. The objective of the research is to comprehend the ideas of Anarchism in the educational field, by means of the Libertarian Pedagogic, in the so called “Modern School” (Escolas Modernas in Portuguese) in São Paulo between 1889 and 1920. The hypothesis of the research considers if the Anarchism left any contributions for the Educacional field, and which were those. The research was developed by means of bibliographies about the theme (Anarchism and Libertarian Pedagogic) with references about the authors: Joll (1970), Guardía (1976), Carone (1989), Costa (1990), Rodrigues (1992), Gallo (1995,2000,2001,2007), Proudhon (1998), among others digital archives of UNICAMP and USP were used as well, The Periodic “O Operário “ (1910) of the city Sorocabab was used for consultation. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/808 | |
dc.subject | Educação - História - Brasil | |
dc.subject | Educação - História - São Paulo (Estado) | |
dc.subject | Anarquismo e anarquistas | |
dc.subject | Educação - Filosofia | |
dc.subject | Pedagogia crítica | |
dc.title | O anarquismo e seu legado na educação de São Paulo na Primeira República: 1889-1920 | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1