Repositório Institucional da UNISO
 

O potencial da cultura pop como ferramenta de ensino da língua inglesa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Tipo de documento

Monografia / TCC

Curso

Letras: Português/Inglês

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A proposta deste trabalho apresenta-se como uma forma de identificar se há um potencial no uso da cultura pop, que neste caso engloba produtos de entretenimento como filmes, histórias em quadrinhos, jogos de videogame, música entre outros -, como ferramenta educacional e material didático complementar para o ensino da língua inglesa em escolas de educação básica com ênfase em alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para o desenvolvimento desta pesquisa, os objetivos a serem atingidos são: conceituar “cultura pop”, por meio de uma revisão de literatura e de observar a aplicação da cultura pop em pesquisas adequadas, com foco àquelas desenvolvidas na área da Educação como forma de mapeamento do atual uso da cultura pop como prática educativa. Desta forma busca-se entender se a cultura pop é relevante ou se seu conteúdo comercial e midiático faz com que os docentes fujam de sua utilização em sala de aula. Desta forma, este trabalho busca alternativas que possam ser propostas às aulas expositivas tradicionais, buscando uma modernização e aproximação do ensino à vivência do discente. Como resultado, foi possível perceber que mesmo que a cultura pop seja massificada e midiática, seu apelo como uma metodologia ativa tem grande potencial para auxiliar no ensino da língua inglesa, a partir de uma análise crítica de seu conteúdo feita pelo docente durante a elaboração de seu plano pedagógico.


Citação