Repositório Institucional da UNISO
 

O potencial da cultura pop como ferramenta de ensino da língua inglesa

dc.contributor.advisorVendramini Zanella, Daniela Aparecida
dc.contributor.authorOliveira, Amanda Maria Franco de
dc.date.accessioned2023-09-11T16:09:21Z
dc.date.available2023-09-11T16:09:21Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA proposta deste trabalho apresenta-se como uma forma de identificar se há um potencial no uso da cultura pop, que neste caso engloba produtos de entretenimento como filmes, histórias em quadrinhos, jogos de videogame, música entre outros -, como ferramenta educacional e material didático complementar para o ensino da língua inglesa em escolas de educação básica com ênfase em alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para o desenvolvimento desta pesquisa, os objetivos a serem atingidos são: conceituar “cultura pop”, por meio de uma revisão de literatura e de observar a aplicação da cultura pop em pesquisas adequadas, com foco àquelas desenvolvidas na área da Educação como forma de mapeamento do atual uso da cultura pop como prática educativa. Desta forma busca-se entender se a cultura pop é relevante ou se seu conteúdo comercial e midiático faz com que os docentes fujam de sua utilização em sala de aula. Desta forma, este trabalho busca alternativas que possam ser propostas às aulas expositivas tradicionais, buscando uma modernização e aproximação do ensino à vivência do discente. Como resultado, foi possível perceber que mesmo que a cultura pop seja massificada e midiática, seu apelo como uma metodologia ativa tem grande potencial para auxiliar no ensino da língua inglesa, a partir de uma análise crítica de seu conteúdo feita pelo docente durante a elaboração de seu plano pedagógico.pt
dc.description.abstractThe purpose of this work is to identify if there is potential in the use of pop culture, which in this case encompasses entertainment products such as movies, comics, video games, music, among others - as an educational tool and material. supplementary didactics for teaching the English language in basic education schools with an emphasis on elementary school and high school students. For the development of this research, the objectives to be achieved are: to conceptualize “pop culture”, through a literature review and to observe the application of pop culture in appropriate research, focusing on those developed in the area of Education as a way of mapping of the current use of pop culture as an educational practice. In this way, we seek to understand whether pop culture is relevant or whether its commercial and media content makes teachers shy away from its use in the classroom. In this way, this work seeks alternatives that can be proposed to traditional expository classes, seeking a modernization and approximation of teaching to the student's experience. As a result, it was possible to perceive that even if pop culture is massified and mediatic, its appeal as an active methodology has great potential to assist in the teaching of the English language from a critical analysis of its content made by the teacher during the elaboration of his pedagogical plan.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1206
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/43
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetras - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleO potencial da cultura pop como ferramenta de ensino da língua inglesa
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseLetras: Português/Inglês
local.rightsOpen Access
relation.isAdvisorOfPublicatione40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
O potencial da cultura pop como ferramenta de ensino da língua inglesa.pdf
Tamanho:
275.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.21 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: