Impacto da tecnologia no comércio exterior
Ano da Resenha
Tipo de documento
Data
Curso
Título da obra resenhada
Autor(es)
Assunto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Resumo / Abstract
Esse trabalho de conclusão de curso busca explorar o impacto da tecnologia na área de comércio exterior inserido em um mundo globalizado, uma área de grande relevância teórica que intersecta tecnologia da informação e marketing internacional. Desde o advento da Internet e da tecnologia digital, observou-se uma transformação significativa na maneira como os negócios são conduzidos mundialmente, sobretudo com a inserção da digitalização. Esta pesquisa teórica examina como tais mudanças afetam as relações comerciais entre países, empresas e consumidores, como empresas menores podem se estabelecer no mercado, além da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Também levanta algumas questões relativas à segurança dos dados, a privacidade e a adequação da tecnologia, o impacto da tecnologia no comércio global, regulamentação do comércio eletrônico, entre outros. Ademais, levanta dados quanto ao potencial futuro da tecnologia no comércio internacional e explora as repercussões da certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) na digitalização dentro de um contexto de mercado mundial. O levantamento e investigação desses conceitos aprimora a compreensão acadêmica das interações entre tecnologia e globalização, e também oferece reflexões valiosas para decisores políticos, empresários e profissionais que enfrentam um cenário de negócios global em constante mudança.