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O ensino da matemática sob o olhar da teoria das inteligências múltiplas

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Data

2020

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Este estudo tem como foco interpretar as práticas docentes por uma análise do ensino da Matemática sob o olhar da Teoria das Inteligências Múltiplas, proposto por Howard Gardner. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo. Tem como base a literatura recente sobre o processo de ensino e aprendizagem, sobre os princípios teóricos acerca das inteligências com ênfase na inteligência lógico-matemática, além dos estudos sobre o ensino da Matemática como área de conhecimento. Foi realizada em uma escola estadual na cidade de Boituva/SP e contou com a participação de seis professores que lecionaram essa disciplina para o 1.o ano do Ensino Médio em 2019. Foram usadas as técnicas de observações das aulas e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Apoiando-se na Análise de Conteúdo, de Bardin, os dados coletados foram coligidos em relatórios das observações e transcrições das entrevistas. Em seguida houve uma redução, elencando as unidades de registro, agrupadas posteriormente em unidades de contexto, com as quais foram geradas duas categorias: - práticas de ensino e as questões de interação interpessoal nas aulas de Matemática; - entendimentos pedagógicos da Teoria das Inteligências Múltiplas. Ao analisar essas unidades, foi possível: - explicitar quais as concepções dos professores de Matemática em relação ao processo ensino/aprendizagem desta ciência; - verificar como os professores ensinam os conteúdos da Matemática; - averiguar quais caminhos percorrem, observando se aplicam sempre as mesmas rotas de aprendizagem; identificar se os procedimentos adotados se aproximam dos princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas; - interpretar as concepções de inteligência que os professores apresentam em seus discursos e ações durante as aulas. As reflexões serviram para compreender a influência da formação do professor em sua atuação pedagógica, o estado de conservadorismo em sua prática diante de novos métodos de ensino e, por conseguinte, suas resistências quanto às possíveis mudanças. Há, nesse sentido, necessidade de aperfeiçoamento que complemente a prática do professor para que ele encontre diferentes caminhos de ensinar, usando estratégias que possam estimular os potenciais de inteligência dos seus alunos, ao decorrer das aulas de Matemática. Na busca da superação de práticas reprodutivista através da elaboração e da aplicação de situações-problema, o professor poderá proporcionar meios que facilitem a aprendizagem do aluno e favoreçam o amadurecimento da sua cognição e, consequentemente, do seu raciocínio.


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