Repositório Institucional da UNISO
 

A Fórmula 1 e as teorias da comunicação: transformações culturais

dc.contributor.advisorMorais, Osvando J. de
dc.contributor.authorGiavoni, Lucas Augusto Costa Pinto
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:43Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:43Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar, à luz das teorias da comunicação, as transformações culturais ocorridas na Fórmula 1, principal categoria do esporte a motor mundial, por sua associação com as indústrias da mídia, partindo do pressuposto de Thompson de que os meios de comunicação de massa não apenas financiam e difundem formas culturais, mas também os transformam. Optou-se metodologicamente por dividir o trabalho em dois estágios. Em um primeiro momento, iremos verificar a associação de uma das invenções com maior impacto social do século XX, o automóvel, com a prática esportiva, fazendo nascer assim o automobilismo, que é dotado de vários desafios, uma vez que é composto pelo atleta e seu equipamento. Deste modo, poderemos entender o significado simbólico desta modalidade, destacando diferenças e semelhanças dos dois berços de competição: Europa e Estados Unidos, por meio de análise cultural sócio-histórica, também baseada em Thompson. Em um segundo momento, analisaremos a associação do automobilismo – sobretudo a Fórmula 1 - com a mídia, no que poderemos verificar as transformações ideológicas, no sentido de aproximação com o conceito de Indústria Cultural, de Adorno/Horkheimer, e as necessidades de extensão que o automobilismo demanda, de acordo com as propostas de McLuhan. Diante de tão poucos trabalhos específicos, procura-se intensificar o esporte a motor como objeto de estudo nas pesquisas científicas aplicadas à comunicação: a Fórmula 1, considerada a mais importante categoria, envolve diversos aspectos exploráveis nas questões midiáticas, comunicacionais e culturais em suas especificidades discursivas.pt
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/583
dc.subjectComunicação de massa e esportes
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectCorridas de automóveis
dc.subjectAutomóveis de Fórmula 1
dc.titleA Fórmula 1 e as teorias da comunicação: transformações culturais
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
90087.pdf
Tamanho:
1.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format