Motivação e formação de professores da educação infantil em Sorocaba
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta pesquisa visa contribuir para o fomento de políticas públicas e discussões, mais atuais, direcionadas à formação inicial e continuada dos professores da educação infantil, atratividade da carreira docente, valorização do magistério. O presente trabalho refere-se à motivação para a formação dos professores da educação infantil. Postulamos que, diante do cenário das politicas educacionais de manutenção da formação inicial de professores da educação básica, no ensino médio e em distintas instituições de educação superior no país, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº. 9.394/1996, a formação, em nível superior, do professor da educação infantil, bem como a valorização e atratividade do magistério, além da qualidade e atenção especial às especificidades da educação infantil, superando a racionalidade pragmático-instrumental que prevalece na maioria dos cursos oferecidos até os dias atuais, necessitam de políticas nacionais que priorizem o investimento em formação inicial e continuada, planos de carreira, condições de trabalho, salários. Para investigar esta temática, realizamos uma pesquisa de campo em 22 unidades escolares que atendem à faixa etária de três anos de idade – creche III – localizadas na região norte de Sorocaba. Nessa investigação, utilizamos como instrumento de pesquisa questionários. As categorias de análise foram sendo construídas conforme os agrupamentos dos dados obtidos. Foram eleitas as questões mais relevantes para investigação com os seguintes temas: as motivações que impulsionaram os docentes a escolherem a formação em Pedagogia ou Normal Superior e as motivações proporcionadas pelo curso para os mesmos optarem pela educação infantil, como seu campo de atividade profissional. Em linhas gerais, os dados revelam que as motivações para formação no curso de Pedagogia dos professores pesquisados estão relacionadas a motivações intrínsecas e extrínsecas. Motivações intrínsecas de autorrealização, gostar de trabalhar com crianças e poder contribuir para o seu desenvolvimento; as de ordem extrínseca pela tradição familiar ligada ao exercício da docência, experiências com professores, cumprir exigências burocráticas e o valor da mensalidade.