Repositório Institucional da UNISO
 

Competências midiáticas: perspectivas advindas das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática/licenciatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta pesquisa1 tem como tema o desenvolvimento de competências midiáticas na formação de professores de matemática e é guiada pela pergunta: qual a contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Matemática (Licenciatura) para o desenvolvimento de competências midiáticas dos futuros professores? O objetivo geral da pesquisa é compreender como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática/Licenciatura podem contribuir para o desenvolvimento de competências midiáticas. Os objetivos específicos são os seguintes: explicitar aspectos do ensino por competências; identificar como tal ensino pode ser desenvolvido no contexto da cultura da convergência; explicitar aspectos da interface comunicação/educação; apresentar especificidades das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática (Licenciatura), no que tange ao perfil do formando e também ao currículo sugerido; identificar como as diretrizes sinalizam para uma educação voltada para as competências vinculadas às mídias na formação do professor de matemática. Para tanto, a pesquisa envolve análise documental e fundamenta-se, principalmente em Zabala e Arnau, para tratar de competência, e em Ferrés e Piscitelli, para competência midiática. Entre os resultados destacamos que a concepção e o uso do computador como um instrumento no ensino de matemática podem contribuir para a efetivação de competências midiáticas no percurso formativo do professor de matemática. A importância desta pesquisa está no fato de que ela sinaliza para a compreensão do potencial dos instrumentos, no caso, o computador, para contribuir no desenvolvimento de competências midiáticas.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item