Repositório Institucional da UNISO
 

Competências midiáticas: perspectivas advindas das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática/licenciatura

dc.contributor.advisorDrigo, Maria Ogécia
dc.contributor.authorBellucci, Joceélem Diana Fogaça
dc.date.accessioned2023-05-09T20:59:06Z
dc.date.available2023-05-09T20:59:06Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEsta pesquisa1 tem como tema o desenvolvimento de competências midiáticas na formação de professores de matemática e é guiada pela pergunta: qual a contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Matemática (Licenciatura) para o desenvolvimento de competências midiáticas dos futuros professores? O objetivo geral da pesquisa é compreender como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática/Licenciatura podem contribuir para o desenvolvimento de competências midiáticas. Os objetivos específicos são os seguintes: explicitar aspectos do ensino por competências; identificar como tal ensino pode ser desenvolvido no contexto da cultura da convergência; explicitar aspectos da interface comunicação/educação; apresentar especificidades das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática (Licenciatura), no que tange ao perfil do formando e também ao currículo sugerido; identificar como as diretrizes sinalizam para uma educação voltada para as competências vinculadas às mídias na formação do professor de matemática. Para tanto, a pesquisa envolve análise documental e fundamenta-se, principalmente em Zabala e Arnau, para tratar de competência, e em Ferrés e Piscitelli, para competência midiática. Entre os resultados destacamos que a concepção e o uso do computador como um instrumento no ensino de matemática podem contribuir para a efetivação de competências midiáticas no percurso formativo do professor de matemática. A importância desta pesquisa está no fato de que ela sinaliza para a compreensão do potencial dos instrumentos, no caso, o computador, para contribuir no desenvolvimento de competências midiáticas.por
dc.description.abstractThis research has as its theme the development of media skills in the training of mathematics teachers and is guided by the question: whatis the potential of the National Curricular Guidelines for Mathematics Courses (Licentiate) for the development of media skills of future teachers? The general objective of the research is to understand howthe Curricular Guidelines National Curricular Guidelines for Mathematics/Licentiate Courses contribute to the development of media skills. The specific objectives are the following: to explain aspects of teaching by competencies; identify how such teaching can be developed in the contexto of the convergence culture; to explain another facet of education, the one that can occur in the communication/education interface; to presente specificities of the National Curriculum Guidelines for Mathematics Courses (Licentiate), regarding the profile of the trainee and a lso the suggested curriculum; to identify the potential of these guidelines to signal for na education focused on competencies linked to the media for the future mathematics teacher. Therefore, the research involves documents analysis and is based mainly on Zabala and Arnau, to deal with competence, and on Ferrés and Piscitelli, for media competence. Among the results, we highlight that the conception and use of the computer as an instrument in teaching mathematics can contribute to the realization of media skills in the training course of the future teacher. The importance of this research lies in the fact that it signals the understanding of the potential of instruments, in this case, the computer, for developing media skills.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1081
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectProfessores - Formação
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino
dc.subjectProfessores de matemática - Formação
dc.titleCompetências midiáticas: perspectivas advindas das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática/licenciatura
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
106746.pdf
Tamanho:
1.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format