Repositório Institucional da UNISO
 

Uma contribuição para a história da disciplina História da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba-UNISO

dc.contributor.advisorBarreira, Luiz Carlos
dc.contributor.authorSá, Nívea Vasconcelos de Almeida
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:42Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:42Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a disciplina História da Educação no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, hoje Universidade de Sorocaba (UNISO). Com a intenção de dar uma contribuição para o estudo da História das Disciplinas, mais especificamente para o estudo da disciplina História da educação no curso de Pedagogia naquela Instituição de ensino é que nos propomos a investigar como a referida disciplina se constituiu como disciplina acadêmica no curso de Pedagogia. Esta pesquisa apresenta também os diferentes momentos do processo de construção histórica da Faculdade, destacando-se, em especial a história do curso de Pedagogia nesta Instituição de ensino, responsável pela formação de docentes implicados hoje na formação das séries iniciais do ensino fundamental e que durante muitas décadas da existência do curso na Instituição pesquisada foi também responsável pela formação de professores do ensino normal. Para apresentar esse estudo, apresento em um primeiro momento a Instituição e estabelecimento da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, para logo a seguir descrever os contornos históricos e legais da criação do curso de Pedagogia e a constituição e trajetória da disciplina História da Educação no curso.por
dc.description.abstractThis text intends bring to reflection the processes involved on the writing culture. It does a reflection about the importance of the writing culture to the education and describes the experience of teaching practice articulated to the student universe, to make him appropriate himself of the language, not just like a communication instrument, but also as live element of a process historical-cultural which assure to the men a critical conscience needed to its action-reflection on the world. This study tries to investigate the importance of the relations that are established between the writing culture and scholarship, as well as analyzes the contribution of it to the research in the History of Education which object of investigation is the history of the school disciplines.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/299
dc.subjectCurso de pedagogia - Sorocaba (SP)
dc.subjectEnsino superior - História - Sorocaba (SP)
dc.titleUma contribuição para a história da disciplina História da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba-UNISO
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
72607.pdf
Tamanho:
588.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format