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Gestão de automóveis final de vida no Estado de São Paulo: um modelo de reciclagem, reuso e destinação sustentável

dc.contributor.advisorSabonaro, Débora Zumkeller
dc.contributor.authorBarbosa, Milton Augusto
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:42Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:42Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEssa dissertação na área de Processos Tecnológicos e Ambientais tem foco em um Sistema de Gestão de Automóveis Final de Vida (AFV) para o Estado de São Paulo. A justificativa da pesquisa tem base na Lei Federal de Política Nacional de Resíduos Sólidos, na Lei Estadual dos Desmanches, na quantidade de automóveis inservíveis nos pátios do DETRAN e na melhoria da sustentabilidade da cadeia automotiva. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar os indicadores de gestão dos Veículos Final de Vida (VFV) em Portugal, apresentar os processos de reciclagem, reuso e destinação dos materiais AFV nas empresas do Brasil e propor um Sistema de Gestão Automóveis em Final de Vida (AFV) para o Estado de São Paulo, pois observa-se uma lacuna após o fim do uso do automóvel. A metodologia aplicada foi uma pesquisa exploratória na Gestão de VFV de Portugal, entrevista estruturada nas empresas de reciclagem do Brasil e a proposta de um Sistema de Gestão AFV para o Estado de São Paulo. O resultado conclui que as empresas do Brasil conseguem atuar na reciclagem dos materiais e argumentam a necessidade urgente de um modelo prático de desmontagem reversa AFV em um único local, para realizar de forma eficiente a reciclagem de materiais, reuso de peças através de um canal de distribuição e destinação sustentável diminuindo as quantidades colocadas nos aterros e obtendo maior eficiência na desmontagem afim de diminuir o número de automóveis inservíveis nos pátios do DETRAN.por
dc.description.abstractThis dissertation in the area of Technological Processes and Environmental focuses on a system of Life Vehicles End Management (AFV) for the State of São Paulo. The justification of the research is based on the Federal Law of National Solid Waste Policy, the State Law of miscarriages, the amount of scrap cars in DMV courtyards and improving the sustainability of the automotive chain. The objective of this dissertation is to present the indicators of management of vehicles Living End (ELV) in Portugal, present recycling processes, reuse and disposal of AFV materials in companies in Brazil and propose a management system Cars in Life Final (AFV) for the State of São Paulo, as there has been a gap after the end of car use. The methodology used was an exploratory research on the management of ELV Portugal, structured interview in recycling companies in Brazil and the proposal of an AFV Management System for the State of São Paulo. The result concludes that companies in Brazil are able to work in the recycling of materials and argue the urgent need for a practical model of reverse disassembly AFV in one place, to carry out efficiently the recycling of materials, parts reuse through a channel distribution and sustainable allocation decreasing the amounts placed in landfills and getting more efficient dismantling in order to reduce the number of cars in scrap DETRAN courtyards.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/725
dc.subjectGestão ambiental
dc.subjectResíduos sólidos
dc.subjectAutomóveis
dc.subjectSustentabilidade
dc.titleGestão de automóveis final de vida no Estado de São Paulo: um modelo de reciclagem, reuso e destinação sustentável
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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