Repositório Institucional da UNISO
 

Percepções dos egressos sobre a formação no curso de fisioterapia da Universidade de Sorocaba

dc.contributor.advisorPinto, Rafael Angelo Bunhi
dc.contributor.authorRossi, Mateus Francisco
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:44Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:44Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO estudo detalha o perfil dos egressos do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e analisa as percepções desses egressos sobre sua formação superior relacionada a atuação profissional. Metodologia: Realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, com questionário autoaplicável, em uma amostragem não probabilística intencional, abordando aspectos como: identificação, percurso na graduação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade educacional, avaliação do processo de formação em fisioterapia e satisfação com o curso e profissão. Objetivos: avaliar como as percepções dos egressos, sobre sua formação, podem contribuir para o aprimoramento do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba. Resultados e discussão: Os egressos do curso de Fisioterapia da UNISO, são em sua maioria mulheres, de cor branca, abaixo de 28 anos, que frequentaram ensino médio em escola pública, cujo os pais não cursaram ensino superior, realizam pós-graduação, consideram-se satisfeitos com a profissão e com o curso de Fisioterapia, especialmente aos conteúdos práticos, específicos e relacionados a uma formação humanista e integral. Entraram rapidamente no mercado de trabalho e obtiveram ascensão social trabalhando como fisioterapeutas, mas referem insatisfação referente a remuneração e sugerem direcionamento do curso em aspectos relacionados ao empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho.pt
dc.description.abstractThe study details the profile of the graduates of the Physiotherapy course at the University of Sorocaba (UNISO) and analyzes the views of these graduates regarding their higher education related to professional performance. Methodology: A qualitative and quantitative case study was carried out, with a self-administered questionnaire, employing an intentional non-probabilistic sampling method, covering aspects such as: identification, graduation path, access into the labour market, educational mobility, evaluation of the process of training in physiotherapy and satisfaction with the course and profession. Objectives: to evaluate how the graduates’ perceptions about their education can contribute to the improvement of the Physiotherapy course at the University of Sorocaba. Results and discussion: The graduates of the UNISO Physiotherapy course are mostly white women, under 28 years old, who attended public high school and whose parents did not study higher education. They study postgraduation, consider to be satisfied with the profession they chose and the course, especially the practical, specific and related to a humanistic and integral training. They quickly entered the job market and achieved social ascension by working as physiotherapists, but refer to dissatisfaction regarding remuneration and suggest targeting the course in aspects related to entrepreneurship and preparation for the job market.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1019
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectFisioterapia - Estudo e ensino (Superior)
dc.subjectFisioterapeutas - Formação
dc.subjectUniversidades e faculdades - Avaliação - Sorocaba (SP)
dc.titlePercepções dos egressos sobre a formação no curso de fisioterapia da Universidade de Sorocaba
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
105720.pdf
Tamanho:
1.84 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format