Alinhavando: um estudo sobre as representações de meio ambiente desconstruídas através de práticas sociais, artísticas e pedagógicas
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Bonfanti, Maria Celina Barros Mercurio | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:47Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:47Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | As representações imagéticas sobre o meio ambiente e a utilização de esquemas gráficos adquiridos na repetição de estereótipos é o tema central deste trabalho. A pesquisa foi elaborada confrontando vários olhares da prática pedagógica: a atuação da coordenadora de uma escola de educação infantil, as professoras, a arte-educadora em espaços formais e não formais de educação; considerando os diversos processos de formação tanto em sua subjetividade quanto em seus múltiplos espaços/tempo. Direcionando o foco para essa trajetória contei com Inês Barbosa de Oliveira. O enfoque estabelecido na análise e concepções de meio ambiente foi pautado pela teoria das representações sociais proposto por Moscovici e das contribuições teóricas de Marcos Reigota. A intenção da pesquisa foi refletir sobre as representações de meio ambiente de crianças e adolescentes a partir de suas representações gráficas, baseada nas produções dos alunos e da contribuição teórica de Fusari & Ferraz, Ana Mae Barbosa e Mirian Celeste Martins foram realizadas as análises. O estudo demonstra a importância das imagens como precursora ou como fator de sedimentação de representações de meio ambiente e propõe ações de mediação, leitura e produção de obras artísticas como recurso facilitador para a desconstrução. | por |
dc.description.abstract | The image representations about the environment and the utilization of graphic schemes acquired by stereotypes repetition is the main theme of this work. The research was elaborated facing several looks of the pedagogic practice: a children education school coordinator's actuation, the teachers, the educative-art in formal and non-formal spaces of education; considering the many formation processes in their subjectivity as well as in their multiple spaces/time. Directing the focus to this trajectory I have counted on Inês Barbosa de Oliveira. The focus established in the analysis and conceptions of environment was ruled by the social representations theory proposed by Moscovic and by the theoretical contributions from Marcos Reigota. The purpose of the research was to ponder over the children and teenagers environment representation starting from their graphic representations, base don the students" productions and the theoretical contribution from Fusari & Ferraz, Ana Mae Barbosa and Mirian Celeste Martins the analyses were accomplished. The study demonstrates the importance of the images as a precursor or as environment representations sedimentation factor and proposes intermediation, reading and production of artistic works as a facilitating resource for the deconstruction. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/309 | |
dc.subject | Meio ambiente - Representações sociais | |
dc.subject | Arte na educação | |
dc.subject | Educação ambiental | |
dc.title | Alinhavando: um estudo sobre as representações de meio ambiente desconstruídas através de práticas sociais, artísticas e pedagógicas | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1