Repositório Institucional da UNISO
 

Ponto e vínculo: jornalismo literário e reportagens seriadas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo tem como tema observar, no contexto dos estudos de Jornalismo Literário (JL), como está sendo desenvolvida a produção de Reportagens Seriadas (RS) na imprensa escrita brasileira da contemporaneidade. Para isso nos embasamos nas fundamentações teóricas de Lima, (2009; 2016); Martinez (2008; 2016; 2017) e Bak (2011; 2018). A abordagem metodológica é de Análise de Conteúdo, sob o olhar de Bardin (2016), Martinez e Pessoni (2015), empregando como corpus uma reportagem seriada de cada uma das cinco regiões do país, além de uma produção local (Sorocaba, SP) – todas desenvolvidas por profissionais formados em jornalismo, publicadas em jornais registrados na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e que, além da versão impressa, tivessem o portal digital atuante. Os resultados apontam a existência de relação entre as amostras com o JL; que os profissionais que o desenvolvem têm idade média de 42 anos, sendo 20 deles de carreira; que são especialistas em diversas áreas, com liberdade de atuação na pauta. Concluiu-se que a média das produções é de 15 textos, distribuídos em 4,8 edições diferentes e sequenciais, e que metade dessas edições conta com artigos autorais de pessoas da comunidade. Observou-se também a precariedade de sintonia e vínculo entre as edições impressas e as digitais das amostras; e que as RS não ocorrem nos grandes veículos de circulação nacional, porém, em empresas de tradição e sobreviventes do mercado impresso jornalístico contemporâneo, que motivam de forma editorial o desenvolvimento de reportagens seriadas, mas que a iniciativa é centralizada no repórter. Os resultados também sinalizam a vastidão de possibilidades de estudos futuros.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item