Repositório Institucional da UNISO
 

Inovações pedagógicas no ensino da matemática: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Tipo de documento

Monografia / TCC

Curso

Matemática

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Responsável

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

As estatísticas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e os estudos já existentes na área mostram a dificuldade e desmotivação para aprender matemática, afetando a formação acadêmica dos estudantes. Buscando transformar esse cenário, este trabalho mostra como as metodologias tradicionais podem prejudicar esse processo, produzindo estudantes passivos que não participam ativamente do processo de aprendizagem. Em contrapartida os benefícios da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), que desafia os estudantes a resolverem problemas reais, muitas vezes cotidianos, promovendo maior engajamento e compreensão prática dos conteúdos. A aplicação da ABP se mostrou eficaz no ensino da matemática, com fácil aplicação nas escolas, mas o presente trabalho defende que algumas mudanças na estrutura do ambiente escolar tornariam esse processo mais dinâmico e mais atrativo para os estudantes.


Descrição URL

Citação