Educação superior do professor da primeira infância
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O objeto do presente trabalho é a educação superior dos professores da primeira infância. Diante do caráter geral e diversificado da formação docente em instituições de educação superior, a educação infantil parece carecer de sólidas bases para garantir suas especificidades. Ademais, a racionalidade instrumental, prevalente na pela educação superior tende a inibir a reflexão crítica, conferindo um tom pragmático e domesticado à educação desde a primeira infância. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a relevância ou não da educação superior para a formação dos professores deste nível de ensino e se, realmente, a educação superior alcança melhorar a educação infantil no sentido de garantir as suas especificidades. A pergunta que se coloca é se a formação em nível superior dos docentes da educação infantil teria um sentido qualitativo ou serviria, antes, para melhorar o reconhecimento social do docente. Em torno desta questão há opiniões divergentes a respeito da relevância ou não da educação superior para os professores da primeira infância. Partindo de análises teóricas respaldadas em diferentes autores da área, a pesquisa de campo em 14 escolas que atendem crianças com idades entre zero a cinco anos, na cidade de Sorocaba, buscou detectar as percepções dos professores que atuam nestas escolas a respeito dessa problemática. Nesta investigação qualitativa, foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários e entrevistas. As categorias de análise foram sendo construídas conforme o agrupamento dos dados recolhidos, Nesta medida também foram eleitas as questões mais relevantes para a investigação, compondo-se, então, a análise a partir da perspectiva dos professores. Resumidamente as categorias de análise ficaram nucleadas nos seguintes temas: referências ao curso de magistério para analisar o curso de pedagogia; o espaço de reflexão sobre a prática no curso de pedagogia; a relevância da educação superior para a educação infantil; cuidar, educar, brincar na educação infantil; satisfação e reconhecimento do professor da primeira infância. A pesquisa contribui para o aprimoramento crítico da discussão a respeito da relação entre teoria e prática nos cursos de pedagogia, tendo em vista a educação infantil.